sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Palpite

Vamos deixar a poeira das pistas de terra de lado e falar de Fórmula 1.
Muita gente me perguntando qual é o meu palpite para a corrida deste final de semana, então vamos lá...
Tomada de tempos: Felipe Massa na pole. Hamilton 2º, Raikkonen 3º e Alonso em 4º. Nelsinho será o 9º e Barrichello o 10º.
Corrida: Vitória de Massa, Alonso em 2º, Hamilton 3º, Raikkonen em 4º e Kubica em 5º.
Barrichello fará sua melhor corrida do ano, e se a carroça (ops, digo o carro) ajudar, chegará em 6º. Nelsinho será o 8º.

Meu palpite é que Massa vence o GP do Brasil, mas infelizmente não será campeão. Aquela "k-h-da" da luz acesa antes da hora é que custará o título ao brasileiro.
E você, o que acha? Concorda? Discorda? Palpite também...

Foto: Google

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

20 anos atrás...

Há exatos 20 anos Ayrton Senna conquistava seu primeiro título mundial, no Japão. Eu assisti a corrida e me dá arrepios só de lembrar o que foi aquela emoção.
O link com o vídeo dos momentos finais da prova está aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=JxBjl45pzG8
No microfone estava Galvão Bueno.




Viva o Senna, viva o Brasil, viva a Fórmula 1. E dá-lhe Massa!!!
PS: CHUPA PROST!!!

Fotos: Google

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vem aí Santa Cecília (parte 1)

Dias 15 e 16 de Novembro a "terra vai tremer" em Santa Cecília com a 9ª etapa do Catarinense de Terra.
Abaixo algumas imagens daquela pista que voltou ao cenário do Catarinense de Velocidade na Terra em 2006, após 1 década sem receber corridas do certame.




Fotos: Acervo pessoal Luiz Carlos Porfírio / Acervo pessoal Paulo Ely

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Programa "Velocidade"

Já está no YouTube o programa "Velocidade" do último dia 18 de Outubro, que trata da vitória do "Zapa" em Curitiba na Fórmula Truck e traz uma matéria especial sobre os acidentes que aconteceram até agora no Catarinense de Terra 2008.
Os links estão aqui:
Parte 1 - http://br.youtube.com/watch?v=22LhIZkIgSQ
Parte 2 - http://br.youtube.com/watch?v=dV7XoE0wGLg
Parte 3 - http://br.youtube.com/watch?v=HBVe-W0VhDE
A única correção é com relação ao dado apresentado pelo Rogério Eineck dizendo que o "Zapa" foi o primeiro piloto a utilizar o Omega no Catarinense: na verdade o primeiro a andar de Omega foi o Sílvio Cervi, em 1997, com o carro que pertencia ao Ereneu Boettger, com o qual o chapecoense Alexandre Rigon foi Vice Campeão Brasileiro de Stock Car "B" (Light). Depois quem passou a conduzir este carro foi o Pedro Genildo Machado, de Fazenda Rio Grande (PR).
Ainda em 1997 o multicampeão Roberto Pruner estreou um Omega feito pelo Edwin Frehner (Careca Competições), na segunda etapa, em São Bento do Sul, e conquistou o título naquele ano.
Antes de Luiz Carlos Zappelini o curitibano Diumar Cunha Bueno participou da abertura do Catarinense de 1998 com o mesmo carro que o "Zapa" passou a utilizar a partir da segunda etapa, portanto o pioneiro na utilização do Omega foi o lageano Sílvio Cervi, e seu conterrâneo Luiz Carlos Zapellini foi o 5º piloto a correr de Omega nas pistas Catarinenses.
A primeira corrida de um Omega na terra aconteceu em 1997, quando Sílvio Cervi fez a estreia do modelo em Joaçaba com o preparado pelo Mário Debatin.
Depois Pedro Genildo Machado comandou o 32.
Roberto Pruner estreou com vitória na 2ª etapa de 1997 e faturou o título naquele ano, correndo com um Omega preparado pelo "Careca", de Rio do Sul.
Luiz Carlos Zappelini foi o Campeão em 1998, defendendo as cores da equipe de Ereneu Boettger

Foto: Revista Pista Livre

"Fórmula" na Terra?!?!?!

Essas imagens eu achei no arquivo que o Porfírio me passou.
Confesso que não lembro de ter visto essas "coisinhas" andando na terra. Alguém sabe do que se trata? Que categoria era? Quanto tempo durou essa categoria? Quem foi campeão?

O Clóvis "Koy" Bechtold andava com uma 'gaiolinha' no meio dos Opalas e Mavericks, mas era bem diferente dessas aí.
Se alguém souber, comente aqui, pois realmente não lembro dessas 'baratinhas'.

Fotos: Acervo pessoal Luiz Carlos Porfírio

Novo Voyage (ou Voyage novo?!)

Depois de ir pra "faca" e ter que ficar de molho alguns dias, tudo volta ao normal...
Semana passada vi o "novo Voyage" na rua. Nada excepcional, afinal de contas hoje em dia os carros estão cada vez mais parecidos (pra não dizer iguais!), mas me ocorreu de postar uma foto do novo Voyage e outra do bom e velho "Voyajão", de preferência um de corrida.
Eis que surge essa imagem abaixo, e nada melhor do que ela pra justificar a compra de um novo Voyage (não o Voyage "novo").
Alexandre Teixeira (Voyage 55 - Antarctica) capota e Leomar "Zé" Fendrich Júnior (Voyage 9 - Sicap Escapamentos) não tem como escapar e acaba acertando em cheio a traseira do carro do piloto de Rio do Sul. Sérgio dos Santos, o "Serginho Jangada" (Voyage 7 - Jangada Veículos) consegue escapar do acidente no "Vale dos Cobras", em Camboriú.
Depois dessa pancada, só um Voyage novo...
... já que na época não existia ainda o "Novo Voyage"

Fotos: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior / Site Notícias Automotivas

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Resultado da enquete

Acabou hoje a enquete sobre o carro mais famoso do Catarinense de Terra.
O vencedor foi o Opala 34 da Bonplac, pilotado pelo "dinossauro" Roberto "Beto" Pruner, com 40% dos votos.
Em segundo ficou o Opala 17, do Frigorífico Chapecó, pilotado por Clóvis "Chulé" Concatto, com 31% ...
... e em terceiro o Fusca 33 da Waely, que era pilotado por Paulo César Ely, com 24% dos votos.

Obviamente esta enquete não tem nenhum valor de amostragem científica, trata-se apenas de uma brincadeira, e como o "eleitor" tinha a possibilidade de votar em quantos carros quisesse, o total da porcentagem da enquete ultrapassa os 100% .
Obrigado a todos que votaram e os resultados completos podem ser visualizados ao lado.

Fotos: Acervo pessoal Roberto Pruner / Acervo pessoal Paulo Ely / Acervo pessoal Edmílson Martini

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Opalão do Horst

Abaixo imagens do Opalão do Horst Thiessen, que corria nos anos 80 na Stock Paranaense. O Horst é cunhado do Armin Kliewer, então tava tudo 'em casa' com os 6 cilindros...
As fotos foram "surrupiadas" do Fotolog do Adolfo "Come Poeira", a quem convido para contar as histórias e resultados da equipe, já que ele também era sócio neste carro.
Horst correndo em São José dos Pinhais, em 1985...
... e em Palmeira, em 1986. Nesta época ele já tinha o patrocínio do "Grupo H. Schroeder", do Helmuth Schroeder, que mais tarde comprou o Opala e passou a pilotar, mantendo o grafismo do carro e trocando o número 1 pelo 21.
Helmuth nos deixou muito cedo, mas enquanto esteve aqui foi um piloto excepcional. Já comentei sobre ele aqui.

Fotos: Acervo Come Poeira

Mais do Opala do Horst

Mais algumas fotos do Opala do Horst Thiessen. Em breve o "Come Poeira" aparece pra contar as histórias aqui.
Esse carro tinha uma cara meio "Mad Max".
Queria ver alguns que reclamam de tudo quanto é pista andarem numa assim.
Dá pra notar que mesmo com a preparação que os carros já tinham nesta época, a suspensão não era a ideal, pois o carro 'pendia' demais nas curvas...
... e dava uma baita 'focinhada' na freada

Fotos: Acervo Come Poeira

Entrou água no chopp...

Infelizmente São Pedro não quer colaborar com o Campeonato Catarinense de Automobilismo.
Novamente a previsão do tempo aponta chuva para este final de semana na região de Joinville e a prova foi transferida outra vez.
A nova data é 6 e 7 de Dezembro, passando a ser a última etapa do Catarinense, já que nos dias 15 e 16 de Novembro tem a etapa de Santa Cecília.
Parabéns à Federação e ao Promotor do evento pela decisão antecipada e acertada.
Esperamos que São Pedro dê uma trégua e deixe o campeonato acabar, pois este ano várias etapas sofreram alterações na sua programação e até mesmo nas datas por causa das chuvas.
O comunicado sobre a alteração de datas está na página da FAUESC e no site CronoSpeed.
Mais uma vez entrou água no chopp dos pilotos e dos amantes da velocidade...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Vitória Catarinense na Truck

Um show!!! Assim dá pra descrever a vitória do Catarinense Luiz Carlos Zappelini na Fórmula Truck ontem, em Curitiba, depois de ter largado na 23ª posição.
Foi a 2ª vitória do piloto de Lages na Truck, ambas no Autódromo Internacional de Curitiba.
O "Zapa" foi um grande piloto de Stock Car aqui em Santa Catarina, onde conquistou o título em 1998, além de ter sido Vice em 1993.
A vitória de ontem foi dedicada ao seu filho e à todas as demais crianças que possuem necessidades especiais.
Parabéns ao "Zapa" e que venham outras vitórias!!!
Caminhão Volvo utilizado na temporada de 2008 por Luiz Carlos Zappelini.
"Zapa".
Vitória do "Zapa" em Santa Cecília, em 1993.

Fotos: Fábio Davini - CronoSpeed / Revista Pista Livre

Mais do Paulo Ely

Mais algumas fotos do Paulo César Ely e seu Fusca 33, da Waely de Santa Cecília.
Paulo Ely faz pose ao lado do seu Fusca em São Carlos.
Acelerando o 33 em Palmeira (PR).
Largada da 1.600cc em São Bento do Sul.
33 x 34. Ou Paulo Ely x Roberto Granemann. Ou Waely x Bonplac. Ou Fusca x Fusca. Ou Santa Cecília x Santa Cecília.
A "turma" chegando na primeira curva em São Bento depois da largada.
Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Chevette e Gol. Preciso dizer como seria essa mesma foto hoje em dia???

Fotos: Acervo pessoal Paulo Ely

domingo, 12 de outubro de 2008

Últimos dias da enquete

Faltam apenas 8 dias pra encerrar a enquete. Você já votou? Ainda dá tempo, vote!
Vamos descobrir qual é o carro mais famoso do Automobilismo Catarinense na semana que vem.

sábado, 11 de outubro de 2008

Mais do Alessandro

Atendendo a pedidos, mais algumas fotos do saudoso Alessandro Weiss.

Vitória de Alessandro em Santa Cecília.
Concentração antes da largada.
A saída dos boxes do "Vale dos Cobras", em Camboriú...
... e a vitória na mesma pista.
Vitória em Joaçaba e o troféu recebido das mãos do maior incentivador que Alessandro teve, seu pai Rodolfo Weiss. Ao fundo João Finardi

Fotos: Acervo pessoal família Weiss

Mais do "Canarinho" de São Bento

Mais algumas fotos do Fuscão do Leomar "Zé" Fendrich Jr...
Joaçaba.
Mafra.
Chapecó.
São Bento do Sul.
Lages.
São Bento do Sul.

E volto a tocar no velho assunto de sempre: como era bom ver MARCAS e MODELOS diferentes nas pistas...

Fotos: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior