terça-feira, 31 de agosto de 2010

Programa "Velocidade" 28/08/10

Abaixo o programa "Velocidade" exibido pela TVBV (Band) no último sábado, 28/08.
O destaque do programa é a bateria da Marcas N na 5ª etapa do Catarinense de Terra e o Regional de Gaiolas. O convidado foi o piloto Fausto De Lucca, vencedor da Marcas "N".

Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:

Nesta próxima semana teremos Copa Santa Catarina de Automobilismo no programa. Não percam!

Aniversariante do Dia

Hoje tem festa aqui em Floripa, e o chopp e a picanha ficam por conta do Marcos Prestes, ex-piloto do Catarinense de Terra.
Parabéns, sucesso e muitas felicidades!

Marcos...
... e o Gol 8 em ação em Lontras.

Fotos: Acervo pessoal Marcos Prestes

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mais Gunnar

É impressionante a quantidade de gente que pede fotos do Gunnar Vollmer. Acho que ele deve ser o recordista de pedidos de fotos aqui no blog.
Abaixo mais duas dele, ambas em Mafra, uma em 1984 e outra em 1985, quando ele ainda usava o número 22.

Já disse isso outras vezes e repito: se eu fosse montar um carro com motor AP pra andar na TCC, com certeza seria um Passat e com a pintura da Juvena, mas aquele branco e amarelo, com o número 20.
Gunnar Vollmer alinhado no grid em Mafra em 1984. Alguém sabe de quem é o Fusca 79 ali ao lado?
Gunnar também em Mafra, mas em 1985.

Fotos: Acervo pessoal Gunnar Vollmer

Aniversariante do Dia

Hoje tem festa em Jaraguá do Sul, e quem assina o cheque é Thomas Schwartz, atual líder da Marcas "B" no Catarinense de Terra e na 1.600 Super da Copa SC.
Parabéns, felicidades e sucesso!


Thomas...

... e o Gol 29 em ação no "Cavalo de Aço".

Fotos: Acervo pessoal Thomas Schwartz / Jimmi Torres - Barulho de Motor

Programa "Competição" 27/08/10

Abaixo o programa "Competição" que foi ao ar na última sexta feira, 27/08. É um especial sobre o Rali dos Sertões 2010.
Parte 1:


Parte 2:

Parte 3:

domingo, 29 de agosto de 2010

Muito obrigado!

Hoje faz uma semana que realizei o grande sonho da minha vida. É bem verdade que não foi da maneira que eu gostaria ou esperava, pois o objetivo era andar, andar e andar, independente de resultado.
Por outro lado, foi uma vitória maiúscula ter colocado esse carro na pista. Depois de 3 meses e meio numa outra oficina, onde não foi feito muita coisa no carro (quase nada, pra dizer a verdade), muito estresse, discussões e confusões sem fim, eis que o Sidney Andrade (o "Ney"), abraçou por vontade própria a ideia de fazer o "Pinico Atômico" ressurgir das cinzas.
A história dessas 3 semanas construindo o carro poderia perfeitamente dar um livro ou um filme. O prazo era apertadíssimo, eu quase não tinha esperanças e uma série de problemas no meio do caminho atrapalharam (e muito) o desenvolvimento do projeto.
O Ney mergulhou de corpo e alma no Fusca. Foi amigo, pai, irmão, patrão e tudo mais. Se dedicou como se o carro fosse dele. 'Tirou leite de pedra' e fez um milagre daqueles dignos de programas de televisão. A grande diferença é que lá tem uma equipe com 50 ou 100 pessoas, enquanto aqui era o Ney, eu e em várias oportunidades a Sandra, esposa do Ney, que também deu uma força gigante.
Quando carregamos o carro na sexta feira à noite, depois da 20:00 horas, foi como se eu tivesse tirado um piano ou um elefante das costas, um alívio e ao mesmo tempo uma alegria que são inexplicáveis.
Os últimos dias serviram como uma grande escola da vida, de onde eu tirei inúmeras lições.
Minha fé aumentou, meus conceitos foram revistos, os nervos e o coração passaram por testes de fogo e acima de tudo foi uma prova de que tudo é possível quando a gente crê, trabalha e se dedica.
Algumas pessoas subiram extraordinariamente no meu conceito, e outras caíram a um nível que talvez só nascendo de novo pra recuperar.
É bem provável que estas pessoas não estejam nem aí pra isso, e no fundo pouco importa mesmo. Temos que valorizar que nos valoriza, e tocar um "f%#@-*&" para estes outros.
Agradeço do fundo do coração ao trabalho espetacular do Ney e por tudo que fez por mim, bem como devo uma homenagem especial ao grande amigo José Ramos, o 'seu' Zé, que foi (e é) um pai pra mim (aí James, somos 'brothers'!) e minha esposa Aglaís, que jamais deixou de me incentivar, mesmo quando tudo parecia perdido, além dos meus filhos Gabriel e João Henrique, que me emprestaram seus colos pra eu chorar as frustrações e decepções.
Também agradeço à todos que acreditaram nessa ideia maluca do "AMIGOSTROCÍNIO". Enquanto alguns perguntavam se eu não tinha vergonha na cara em "pedir esmola", eu respondia que não estava pedindo esmola e que tinha muitos amigos, e graças a Deus, é verdade!

Nunca busquei o mal de ninguém, sempre procurei ajudar à todos, da forma que eu podia, e agora que precisei de ajuda, inúmeras pessoas se dispuseram a estender a mão, cada um da sua maneira e como pôde, então à todos vocês meu agradecimento.
MUITO OBRIGADO, VALEU MESMO!!!
Essas mal-traçadas linhas são apenas um desabafo e um agradecimento, não quero me estender demais.


OBRIGADO, AMIGOS!!!

Foto: Elke Zalasik

"Família POEIRA NA VEIA" (V)

Mais alguns integrantes da "família" POEIRA NA VEIA.

Flávio Turatti - 81 - Mini Fórmula Tubular (Joinville)

Vini Cardoso - 00 - Marcas N (Jaraguá do Sul)

Sidney Andrade - 77 - Turismo Clássico "A" (Florianópolis)

Johedy "Polaco" Kuczkowski - 21 - Turismo Clássico "A" (Jaraguá do Sul)

Carlos Henrique "Ike" Nodari - 26 - Turismo Clássico "B" (Florianópolis)

Sido Tiedt - 57 - Turismo Clássico "A" (Pomerode)

Dagoberto Moraes Júnior - 18 - Turismo Clássico "B" (Itajaí)

Francis Henrique Trennepohl - 2 - Turismo Clássico "B" (Florianópolis)
Valeu galera!


Fotos: Acervo pessoal Flávio Turatti /Jimmi Torres - Barulho de Motor / Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

"Passa por cima"

Recebo email do amigo Adolf "Come Poeira" com um vídeo muito legal, e ele diz: "No link, uma dica de como ultrapassar os teus concorrentes quando estiver largando no final do grid. hahaha"
Vou pedir pro pessoal de Ascurra construir uma rampa no final da reta oposta ou no descidão...

sábado, 28 de agosto de 2010

O personagem do último desafio

Não foi tão fácil o último desafio, mas quem acertou foi o Remi Rodrigues, lá de Joaçaba.
Ele 'deu na mosca' ao citar Norton Grimes, e o Adolf "Come Poeira" Schartner completou que o Norton também correu de Opala.
É isso mesmo. Abaixo uma foto do '6 canecos' do Norton, que logo contará algumas histórias pra gente.

Norton Grimes com o belo Opala 808 no "Cavalo de Aço" em Joaçaba.

Foto: Acervo pessoal Norton Grimes

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Uma imagem...

... vale mais do que mil palavras!
Quase tive um 'troço' ontem quando vi a obra de arte do mestre Ararê Novaes.

O Ararê faz trabalhos espetaculares, e quem quiser conferir sua genialidade, é só clicar aqui.
Recomendo também outro 'monstro' das caricaturas, o Maurício Morais, o "MM". Pra ir até lá, é só clicar
aqui.
E de quebra tenho a honra de recebê-los aqui no blog de vez em quando.
Valeu Ararê, muitíssimo obrigado! Ficou espetacular!!!


Imagem: Ararê Novaes

Imagem do Dia

A imagem de hoje é apelo, um pedido: "FICA, INGO!".
Pra quem não sabe, nosso querido Ingo Hofmann, "pai" do
Barulho de Motor, está querendo 'pendurar' a câmera, e o sentimento geral nos boxes é de tristeza, pois o Ingo sempre fez um trabalho espetacular, e de quebra, é um boa praça muito querido por todos.
Educado, atencioso, honesto e extremamente justo, é uma daquelas pessoas que faz valer os 400 quilômetros de estrada que temos pela frente em algumas etapas só pra trocar uma dúzia de palavras com ele.

A maré tá ruim, mas não desanima Ingo! "Se não há bem eterno, não há mal que dure para sempre".
FICA, INGO! 

Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

De carona com o Angelo

Hoje vamos pegar uma carona com o Angelo Gomes, editor e "pai" do Ponta Racing, na 6ª etapa do Paranaense de Terra, que foi realizada dias 14 e 15 de Agosto em Ponta Grossa.
Como piloto, o Angelo é um excelente fotógrafo!





O "Fuca-Bala" 11 do Angelo...

... e recebendo do seu pai o troféu no pódio.

Fotos: Daniel Gomes - Ponta Racing

Futuro garantido!

O Gabriel Gomez, filho do Leandro Gomez, piloto da Marcas "N", tem apenas 3 anos de idade e já manda ver (e muito bem!) no pé direito.
Esse menino é 'maluco' por corridas, e os pais (Leandro e Viviane) dão a maior força.

Abaixo o vídeo do Gabriel treinando no Kartódromo dos Ingleses, aqui em Floripa.
O futuro dele está garantido!

O "pai babão" (olha quem tá falando!) Leandro tem muito que aprender com o Gabriel...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Imagem do Dia (poderia ser do ano!)

Alguém aí lembra quando foi a última vez que vimos um 'pega' entre um Fiat 147 e uma Brasília nas pistas de SC?
Pois eu digo que passa de 20 anos, folgado...

Mesmo sem eu estar na pista na 2ª bateria, foi emocionante ver os carrinhos andando.
Voltei no tempo, voltei a ser criança, voltei a ser feliz!


Clifford Jelinsky (Brasília 69) e Carlos Henrique "Ike" Nodari (Fiat 147) em Ascurra, na 2ª etapa da TCC (Turismo Clássico Catarinense).

Foto: Elke Zalasik

Aniversariante do Dia (III)

E pra finalizar a lista de aniversariantes, em Chapecó quem assopra as velas é Lizandro Vacari, o "Papagaio", kartista de mão cheia e que deu grandes espetáculos no Catarinense de Terra a bordo do Voyage 77 da Casa Castor na década de 90.
Parabéns, sucesso e muitas conquistas!

Lizandro...
... e o Voyage 77 em ação, na disputa com Clóvis "Chulé" Concatto.

Fotos: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior / Acervo pessoal Clóvis Concatto

Aniversariante do Dia (II)

Festa também em Rodeio, onde o responsável pela churrascada é Fabiano Fava, piloto da Marcas N.
Parabéns, sáude e sucesso!


Fabiano...

... e o Gol 25 no último final de semana, em Ascurra.

Fotos: Acervo pessoal Fabiano Fava / Elke Zalasik

Aniversariante do Dia (I)

Hoje tem festa em Camboriú, e quem paga o chopp e a picanha é George Pruner, piloto e filho da lenda viva Roberto Pruner.
Parabéns, sucesso e muitas felicidades!


George...

... e o Omega 43 em ação em Ascurra, ano passado.

Fotos: Jimmi Torres - Barulho de Motor / Ingo Hofmann

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Overdose de Barulho de Motor na tela

Cortesia do grande camarada Jimmi Torres os vídeos abaixo. Uma verdadeira overdose de Barulho de Motor!

Largada da Marcas "N" (1.600 Light) no Autódromo Max Mohr, em Ascurra, de carona com o Carlos Ferreira, o "Xanxerê".


O capote do Vini Cardoso (Marcas "N" - 1.600 Light)


Beto Zattar (Marcas N - 1.600 Light)


Alan Schwartz (Marcas "B" - 1.600 Super)


Tito Morestoni (Stock Car Opala)

"Dinossauros" da Terra!

A imagem abaixo mostra quatro grandes pilotos que a Stock Catarinense já teve. São "dinossauros" da poeira.
José Carlos Franzói (Opala 71), Armin Kliewer (Opala 1), Marcos Brollo (Opala 12) e Clóvis "Koy" Bechtold (Omega 10) em ação no "Cavalo de Aço", em Joaçaba.

Foto: Acervo pessoal José Carlos Franzói

Desafio Poeira na Veia

Essa eu tenho certeza que a turma de Joaçaba e do meio oeste vai 'matar' com facilidade.
O piloto do carro é frequentador deste modesto espaço, o que me honra muito, e em breve ele contará algumas histórias legais pra gente.

Vamos lá, mãos à obra!

Programa "Velocidade" 21/08/10

Abaixo o programa "Velocidade" que foi ao ar no último sábado, 21 de Agosto.
Destaque para a 5ª etapa do Catarinense de Terra, realizada no "Cavalo de Aço", em Joaçaba.

O convidado foi o piloto - e vencedor da Stock Car Omega - Alessandro Coelho.
Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:

Programa "Velocidade" 14/08/10

Abaixo o programa "Velocidade" que foi ao ar no dia 14 de Agosto.
Destaque para a Copa Peugeot de Rali, Copa Troller, Catarinense de Terra e Copa Santa Catarina de Automobilismo.
O convidado foi o piloto/navegador/amante da velocidade Gílson Yoshimura.
Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Acidente na Marcas N (1.600 Light) em Ascurra

A 2ª bateria da Marcas "N" (1.600 Light) foi bastante movimentada e acidentada.
O vídeo abaixo é da capotagem do Josinei Cordeiro, e é uma cortesia do Gabriel Locatelli.
Obrigado Gabriel!

Aniversariante do Dia (II)

E quem também assopra as velas hoje lá em Curitiba é José Carlos Franzói, grande nome da Stock Car.
Parabéns, felicidades e sucesso!


Franzói...

... e o Omega 71 em Lontras.

Fotos: Elke Zalasik / Ingo Hofmann

Aniversariante do Dia (I)

Hoje tem festa em Joaçaba, e quem paga o chopp e a picanha é o Michel Giusti, piloto e manager da GT1 Motorsports.
Parabéns, saúde e muitas felicidades!


Michel...

... e o Omega 21 em ação no "Cavalo de Aço".

Fotos: Acervo pessoal Michel Giusti

Mais imagens do "pinico atômico"

As imagens abaixo são cortesia do meu grande amigo Marcelo Wotroba, o "Fusquero" de São Bento do Sul.

Meu 'secretário' predileto número 1, meu filho Gabriel me auxiliando com as luvas, capacete, balaclava, etc.

Alinhado no grid, na pole position (de trás pra frente). Ao lado do Fusca estão o Zequinha (comissário da FAUESC) com boné verde e o Marquinhos Pauli, chefe da MP Competições, de Jaraguá do Sul.

"Rasgando" a reta, ainda com a correia no lugar certo...

... mas depois ela se revoltou e não quis mais trabalhar. O "jipeiro" aí me levou pro box.

Eu tenho a maior e melhor torcida do mundo!!! Meus filhos Gabriel e João Henrique.
Se deus quiser, um dia correremos em 'trica' alguma prova longa por aí.


Pois é, é isso mesmo. Essa é uma grande verdade!

Se alguém tiver fotos e/ou vídeos da corrida, mande pra cá (fht2competicoes@gmail.com)

Imagens: Acervo pessoal Marcelo Wotroba

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Espetacular!!!

Não sei como escrever. Não sei o que escrever. Faltam palavras pra expressar o sentimento de felicidade, satisfação, orgulho e alegria.
Dá vontade de sair caminhando pelas ruas e dizer "bom dia" ao português da padaria, aos cachorros abandonados, ao 'seu guarda' da farmácia da esquina e até mesmo aos 'fiadapú' da obra ao lado, que às 6 da manhã começam a fazer um barulho infernal e acabam com o sono da vizinhança.
O final de semana foi mágico, de outro planeta. Era muita alegria e emoção no ar. Pilotos novos estreando na TCC e descendo do carro com os olhos marejados, macacão estufado de orgulho pelo sonho que se concretizava.
Era aniversário do meu "pequeno" João Henrique, e só isso já era emocionante. Lembrar do parto, o primeiro chorinho, a primeira vez que o peguei no colo, a primeira fralda trocada, tudo isso brotava nas lembranças.
Chegamos ao Autódromo Max Mohr por volta de 10:30 da manhã, 1 hora e meia depois do previsto, e pelo menos 1 hora e quinze deste atraso foi em função das obras na BR 470.
Descarregamos o carro, esquentamos o motor e esperei angustiado pelo momento de ir pra pista.

Logo na primeira volta o motor apagou na reta. Encostei e esperei um pouco. Bati no arranque e o motor berrou.
A essa altura o treino já havia acabado, então levei o carro para os boxes, mas antes de chegar o motor morreu novamente no final da reta oposta.
Verificamos que a vareta do carburador esquerdo havia se soltado, e com isso o motor trabalhou "seco" e pensamos que havia estourado, pois estava com um barulhão estranho e não pegava mais.
O carro passou o resto do dia parado, e eu aproveitei pra colar os últimos adesivos, curtir toda aquela atmosfera, conversar com amigos e ver as reações de cada um que chegava aos boxes depois dos treinos.
No sábado a noite consegui um motor emprestado com meu amigo Clifford Jelinsky, o piloto da "Brasa" 69.
Deixamos a troca para o domingo de manhã, pois todos estavam exaustos, com fome e precisando de um bom banho e uma cama.
Domingo acordei às 6:15 da manhã, tomei um café e bati um papo agradável com toda a turma da FAUESC no hotel e fui pra pista.
Com a ajuda do pessoal do Clifford (Brasília 69), do Dagoberto Moraes Júnior (Chevette 18) e da turma dos Fuscas de Curitiba consegui todas as ferramentas necessárias e me "atraquei" no motor.
Em alguns minutos tudo estava no chão, e foi o tempo do Ney chegar e ver que o motor não havia estourado como pensávamos no dia anterior.
O que realmente aconteceu é que a porca do volante do motor soltou-se e 'degolou' o motor de arranque, motivo pelo qual fazia barulho de batida e o motor não pegava mais.
Conseguimos arrumar tudo e montar o motor no lugar. Empurrando ele pegou e tudo estava 100%, mas já tinha perdido o warmup.
Hora da 1ª bateria. Fui direto pra pista, alinhar no grid, em último.
Dada a largada, enfiei o pé 'no da direita' e fui ser feliz. Passei o "Ike" Nodari (Fiat 147 26), o Clifford Jelinsky (Brasília 69) e o Marlei Anderson (Fusca 6).
Não conseguia acreditar na 'jóia' de largada que fiz. Valeu todo o sacrifício só a largada.
Na 2ª ou 3ª volta a luz do óleo acendeu e em seguida o cheiro de queimado invadiu o carro.
Parei na descida (que mais parece um tobogã) e quando abri o capô do motor as chamas estavam querendo começar um espetáculo que não seria nada agradável.
Consegui controlar o fogo com facilidade, sem sequer usar o extintor, mas o final de semana acabava ali.
A correia do motor pulou e o coração do "pinico atômico" deve ter ido a uns "trocentos" mil graus.

Fiquei um pouco chateado por não ter completado a prova e ver o 'pano quadriculado' na minha frente, mas a alegria era tão grande que isso foi o de menos.
Até quinta feira passada não acreditava que esse carro iria pra pista. Foi, andou, deu pra sentir que é um carro muito bom e agora sabemos o que temos a fazer, e o principal de tudo, com tempo.
Aproveito pra agradecer à todos que prestigiaram essa etapa (casa cheíssima ontem em Ascurra!), a turma que foi ver o Fuscão e principalmente aqueles que deram uma força gigante pra mim, seja com o "AMIGOSTROCÍNIO" ou lá na pista, ajudando com o carro e fazendo o possível pra colocá-lo na pista.
Não vou agradecer nominalmente pra não correr o risco de esquecer de alguém e assim ser injusto, mas sintam-se abraçados por mim e muito obrigado pela ajuda!
Ao "bruxo" Ney, meu especial agradecimento pelo empenho, dedicação e luta pra botar o Fusca na pista. Sangue, suor e muito trabalho são o resumo das últimas 3 semanas.


Hora de ir pra pista. Ao lado meu filho Gabriel e uma pessoa extraordinária: José Ramos, o 'seu' Zé, pai do piloto James Ramos, ambos amigos de ouro!



Essas imagens acima são do treino no sábado, quando ainda faltavam alguns adesivos no carro.

Fusqueta saindo do box, indo pro grid.
Obrigado ao amigo Anderson Weiler pelo envio do vídeo.


A largada da 1ª bateria da TCC. Me diverti muito (muito mesmo!) nesses primeiros metros da corrida.

Eis o problema do final de semana. Ainda bem que foi só isso...
Autódromo Max Mohr lotado de gente!

Pódio da Turismo Clássico "B": Clifford Jelinski (4º), Dagoberto Moraes Júnior (3º), Marlei Anderson (1º), Neco (preparador do Marlei), "Ike" Nodari (2º) e eu em 5º.

Pódio da Turismo Clássico "A": Sandro Machado (4º), Sido Tied (2º), Ney Andrade (1º), Johedy Kuczkowski (3º) e Alan Schwartz (5º).

Hora de ir pra casa. Mês que vem tem mais...
O resultado da TCC está aqui, no site da FAUESC, e a galeria de fotos está
aqui e aqui, cortesia do grande Jimmi Torres, do Barulho de Motor.
Quem aí foi? Conte o que achou...

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Jimmi Torres -
Barulho de Motor

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Felicidade pouca é bobagem!

Eu achava que não daria. Por várias vezes a tristeza bateu, pois o prazo era curto, a grana mais ainda e o tempo estava voando.
Acho que o cara lá de cima estava me olhando, pois "aos 48 do segundo tempo" o carro ficou pronto e amanhã o sonho de infância vai se realizar.
Não posso deixar de agradecer o Sidney Andrade, ou simplesmente "Ney", que foi espetacularmente dedicado ao meu Fusca nas últimas 3 semanas, e fez verdadeiros milagres pra deixar esse carro pronto.

Valeu Ney, muitíssimo obrigado!
O carro quase pronto...
... ainda faltam alguns adesivos pra colar amanhã. 
IMPORT SERVICE RACING TEAM! 
O último "shakedown" hoje a noite.
Valeu Ney, obrigado do fundo do coração por tudo que você fez por mim nas últimas 3 semanas. À você minha consideração, respeito e gratidão eterna! Valeu, bruxo!!!

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl