quarta-feira, 30 de março de 2011

Aniversariante do Dia (IV)

Eis que aos "46 do 2º tempo" surge mais um aniversariante de hoje: o blumenauense Clóvis Ewald, o "ômi" da Farmácia Camila, que além de pagar o chopp e a picanha garante que dará Epocler e Estomazil pra que ninguém tenha ressaca amanhã.
Parabéns, felicidades e muitos anos de vida!

 Clóvis...
... e o Opala 8 no "Cavalo de Aço", em Joaçaba.

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Jimmi Torres -
Barulho de Motor

Kreis Jr. e Fortunato - Objetivo é evoluir em Interlagos

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - Depois de uma prova problemática na estreia, Kreis Jr. e Leonardo Fortunato correm em São Paulo na expectativa de reais, e bons, resultados.
Não é preciso entender de automobilismo para avaliar que ter problemas na primeira rodada dupla do ano não é um resultado pretendido por piloto algum.
Se assim desenhou-se a primeira etapa da Mini Challenge Brasil em Curitiba para os pilotos Leonardo Fortunato e Kreis Jr, não é esta a expectativa para a segunda prova da temporada que será realizada nos dias 02 e 03 de abril no autódromo de Interlagos em São Paulo.

O campeonato que integra o evento da divisão principal, a Copa Caixa Stock Car, tem todas às oito etapas realizadas em rodada dupla e transmitidas pelo canal por assinatura Band Sports.
Para a prova de Interlagos, a dupla que acelera o Mini Cooper Challenge de número 71 patrocinado pela SMC Pneumática e Raumak Máquinas espera um resultado dentro da realidade tanto da capacidade de ambos como piloto de corridas, quanto de uma prova sem os problemas enfrentados na etapa de abertura.

Em Curitiba Fortunato acabou sendo envolvido em um acidente ocasionado por outros dois pilotos e Kreis Jr, além de sofrer problemas mecânicos, foi prejudicado por desconhecer uma regra referente ao exato alinhamento de largada. Nesta segunda rodada o objetivo não poderia ser outro que não fosse evoluir e esta tendência é natural já que ambos os pilotos agora conhecem o carro e terão dois treinos de 45 minutos completos para melhorar o acerto da máquina.

Esta evolução porem, não é vista pelos próprios pilotos como capaz de converter-se em um grande resultado com facilidade. Se por um lado ambos possuem capacidade para vencer, pelo outro, a tamanha competitividade da categoria cria inúmeras variáveis ao desempenho de qualquer piloto na pista. Além da competência e de um bom acerto de calibragem de pneus, automobilismo se faz também com sorte, ou no mínimo, ausência do se pode ser denominado, azar.

Ciente de que tudo pode acontecer na pista, Kreis Jr. acredita que terá um bom final de semana em Interlagos, mas mantêm-se com os pés no chão mesmo quando acelerando forte. "Estou ansioso para voltar a pista, mesmo com os problemas que tive em Curitiba, pude aprender muito, já conheci os limites do carro e o que podemos mexer para melhorar o desempenho, durante a prova de Curitiba sempre andei junto com os ponteiros e acredito que em Interlagos irei largar mais na frente,” declarou o piloto Jaraguaense, porém, ciente de que sua corrida começa muito antes do apagar das luzes vermelhas de largada.
“Em uma categoria monomarca tão equilibrada, 50% da corrida você já conquista durante o classificatório, então é preciso estar em um bom lugar do grid e torcer para não envolver-se em problemas, de resto é fazermos a nossa parte,” completou o piloto.
E o Joinvilense Leonardo Fortunato compartilha da mesma opinião de Kreis e reforça que o tempo vai provar a real capacidade da dupla. “Minha expectativa é que com mais treino eu possa dar continuidade à adaptação ao carro e assim me aproximar mais do pelotão da frente, já que em Curitiba foram poucos minutos na pista durante os treinos,” salientou Fortunato que completou. “Já na prova, corrida é corrida, em uma categoria tão competitiva é fazer a minha parte pelo melhor resultado possível e ver o que acontece,” finalizou o piloto que estreia este ano em competições de nível nacional.

Uma dupla de futuro, mas que precisa de tempo em pista para construir melhores resultados e Kreis Jr., com maior experiência em eventos nacionais de automobilismo, sabe que divide o cock-pit com um bom nome. “Também fiquei feliz em fazer a dupla com o Leonardo que se mostrou calmo e concentrado no acerto do carro, a nossa troca de informação nos ajudará a chegar a um acerto ideal o mais rápido possível.
A partir desta corrida de São Paulo, com os dois treinos de 45 minutos, teremos como evoluir no conhecimento referente ao comportamento do carro.
Eles [os carros] são todos iguais para os pilotos sim, mas como toda máquina são os pequenos ajustes que proporcionam um melhor funcionamento, sem falar que, o que pode ficar bom em um chassi, pode não ser ideal a outro. É tudo uma questão de tempo, trabalho e acerto fino, ” finalizou Kreis Jr. A primeira corrida da segunda etapa da Mini Challenge Brasil acontece no sábado e a segunda no domingo.
São esperadas mais de trinta mil pessoas em Interlagos neste que é o maior evento de automobilismo do Brasil.



O carro 71 de Raulino Kreis Jr. e Leonardo Fortunato


Texto: Ponto de Fuga Editora Ltda ME

Foto: Ingo Hofmann

Aniversariante do Dia (III)

E 'pra fechar a conta' dos aniversariantes de hoje, tem festa bem longe daqui, lá em Rondônia, e quem assopra as velas por lá é o Juliano "Juca" Bassani.
Parabéns, saúde e muitas felicidades!

"Juca"...
... e o Gol 01 em ação em Lontras, na última etapa do Campeonato 2009.

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

Aniversariante do Dia (II)

Aqui em Floripa quem paga o rodízio de camarão na beira do mar é o Leandro Gomez, um grande amigo e outro piloto que saiu da terra para a Copa Pinhais.
Parabéns, prosperidade e felicidades!

Leandro...
... e o Gol 168 na Copa Pinhais.

Fotos: Ingo Hofmann
/ Jimmi Torres - Barulho de Motor

Aniversariante do Dia (I)

Hoje tem festa em Jaraguá do Sul, e quem paga o chopp e a picanha é o piloto da Copa Pinhais Edson Herzog.
Parabéns, saúde e felicidades!

Edson...

... e o Gol 101 no AIC.


Fotos: Ingo Hofmann
/ Jimmi Torres - Barulho de Motor

Capital do Chimarrão ferve com a velocidade!

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - No contraponto de uma roda de mate, gaiolas agitam Catanduvas.
A pacata Catanduvas, capital do chimarrão, recebe nos dias 02 e 03 a segunda etapa da Copa Oeste de Gaiolas, no Park De Lucca, um belo local, e reduto do esporte a motor. Com um belo traçado e um bom chão a pista de Catanduvas sempre é um desafio aos pilotos.

A bela paisagem do local convida a todos para um final de semana de muita velocidade e adrenalina.

Mais de 40 pilotos são esperados nesta prova, que promete a volta de muitos pilotos que não puderam estar em Campos Novos na primeira etapa. Pilotos de outras regiões, como Lontra e Rio do Sul, já entraram em contato para participarem do campeonato, apartir desta etapa.
A programação segue com treinos livre no sábado. No domingo pela manhã os treinos classificatórios, e a tarde as seis baterias da etapa.
Manoel Del Fino, diretor da etapa, lembra que serão cobrados nesta etapa os ítens comentados na etapa de Campos Novos, Chapa Corta fogo e extintor de incêndio com as conexões necessárias.
Mais informações:
www.gpracing.esp.br
Park De Lucca promete uma grande festa


Texto: Fernando Assis

Foto: Leodilene Bussacro

terça-feira, 29 de março de 2011

Mais do "Zé" Bornemann

Abaixo mais algumas imagens da formidável carreira do José Bornemann no Automobilismo.
O Fusca "Divisão 3" número 24 nos boxes.
O Passat 42 em ação no Paraná.
O Chevette ainda 'quase original'...
 ... e o modelo novo, todo carenado e com cara de bravo.
O Voyage 42 do "Zé" no Paranaense de asfalto...
... e o Gol 42 em Araucária, pelo Paranaense de Terra.
Largada da 1.600cc no Paraná, com José Bornemann (Gol 42 - Atlantic) na frente, seguido pelo Tadeu Kowalczuk (Fusca 9 - Zeco Lanches) com motor AP adaptado e Francisco "Chico" Maia (Gol 77 - Fabiana Confecções).
Fotos: Acervo pessoal José Bornemann

Aniversariante do Dia (II)

E lá em Jaraguá do Sul tem ovelha na brasa e guaraná geladinho hoje, tudo por conta do "Polaco", também conhecido como Johedy Kuczkowski.
Parabéns, saúde e sucesso!

"Polaco"...

... e levando a "polenta" no limite em Ascurra!

Fotos: Jimmi Torres -
Barulho de Motor

Aniversariante do Dia (I)

Hoje tem festa em Curitiba, regada a champagne e Cassoulet de Toulose, e quem paga é o francês mais brasileiro que eu já conheci: Claude Bes, um dos gênios da preparação de motores e um grande amigo que o Automobilismo me deu.
Parabéns, felicidades e muita saúde!

Raul Boesel, Claude Bes e eu

Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

Programa "Competição" 25/03/11

Abaixo o programa "Competição" exibido no último dia 25/03 pela TVCOM.
Os destaques do programa são a Stock Car, Arrancada de Caminhões, Sul-Brasileiro e Catarinense de Velocross, a vitória de Felipe Tozzo na Mini Challenge, WTCC e Brasileiro e Catarinense de Arrancada.

Parte 1:


Parte 2:


Parte 3:

segunda-feira, 28 de março de 2011

Mais do "Pancho"

Mais algumas fotos do precioso acervo do Cesar "Pancho" Gritti.
Em breve, assim que conseguir converter o arquivo, vou publicar no 'VocêTubo' uns vídeos que o "Pancho" me mandou.
São corridas em São Bento, em 1989 e 1990. É de tirar o fôlego!

O Fusca 6 da Conteza no Autódromo Internacional de Curitiba... 
... só não sei se é o "Pancho" ou se é o Alcebíades que está ao volante. 
Aqui o Fusca no "Cavalo de Aço", em Joaçaba, correndo com pneu slick. Obviamente os pneus não suportaram, mas enquanto esteve na pista o carro deu show com o Alcebíades pilotando.
Ao fundo Astor Gassen (Gol 10 - JK Pneus) parado.
 
O Voyage 9 do "Pancho" e o Gol 69 do Ruslan Carta... 
... e a equipe chefiada pelo preparador Fernando Gessner. 
O Voyage 9 do "Pancho" com o patrocínio da Corimex/Two Em alinhado em São Bento do Sul. Na janela falando com o "Pancho" o Ruslan Carta, e ao fundo o Voyage 13 do Paulo Roberto Santana. 
"Pancho" acelerando no AIC.

Fotos: Acervo pessoal Cesar "Pancho" Gritti

Programa "Velocidade" 26/03/11

Abaixo o programa "Velocidade" exibido no último sábado pela TVBV (Band), com especial sobre a 2ª etapa do Catarinense de Terra, realizada em Joaçaba, no "Cavalo de Aço".

domingo, 27 de março de 2011

Pedro Penteado

Recebi dias atrás um belíssimo acervo de fotos do piloto Pedro Penteado do Prado, que foram enviadas pelo Allison do Prado, futuro companheiro de pista na TCC e parente do Pedro.
Abaixo algumas imagens deste precioso acervo.

Pedro Penteado e sua equipe no grid em Mafra, em 1984. 
Os "Força Livre" alinhados na saída do box: Osni Sens (Opala 100 - Unidas Veículos), Pedro Penteado (Opala 313 - Parthenon), William Sabatke (Opala 12 - Orwisa) e Mário Wilson Soares (Opala 10 - Carpizza). O último Opala não consegui identificar. 
O 313 do Pedro alinhado no grid em Palmeira (PR), em Outubro de 1984.
Em Março de 1984, contornando a curva 1 do "Rio Represo", em São Bento do Sul.
Pedro acelerando o 313 na pista antiga de Camboriú... 
... e em Abril de 1986, Pedro Penteado em Palmeira (PR) com nova pintura e novo número: 18.

Fotos: Acervo pessoal Pedro Penteado do Prado

De carona com o Tito

Abaixo o vídeo do Tito Morestoni na 1ª etapa da Copa Pinhais.

A nova máquina da TCC!

'Saindo do forno' as fotos do novo carro do Ike Nodari.
Ficou curioso? Clique aqui pra ver mais...


Aniversariante do Dia

Hoje tem mais uma 'mini' Oktoberfest em Blumenau, e quem assina o cheque pro chopp e pra picanha é o José Ramos, o 'seu' Zé, preparador e uma pessoa sensacional!
O 'seu' Zé foi quem fez o Santo Antônio da Arca de Noé, e o que não lhe falta são boas histórias pra contar, além de ter sido o primeiro preparador Campeão na 1ª edição do Catarinense de Terra, em 1982, pela "Força Livre", preparando o 'Dójão' do Roberto Schramm, seu conterrâneo.

Não bastasse isso, o "Zé" ainda é um baita amigão, incentivador e sempre tem uma frase pronta pra animar e estimular.
Parabéns 'seu' Zé! Felicidades, saúde, sucesso e muitos anos de vida, de pista e de POEIRA NA VEIA!

James e José Ramos comemorando o Bi Campeonato da Copa Pinhais em 2010.

Foto: Jimmi Torres -
Barulho de Motor

sábado, 26 de março de 2011

Do baú do Nivaldo Avilla

Foi com muita alegria que recebi dias atrás um email do Nivaldo Avilla, preparador campeoníssimo e consagrado no asfalto e na terra, antigamente com a HOBBY CAR PREPARAÇÕES e atualmente com a AVILLA RACING, que tem no Catarinense os irmãos Christiano e Lucas Bornemann, ambos na Marcas A.
O Nivaldo mandou algumas fotos maravilhosas dos seus pilotos, e quero ver se a turma anda afiada e sabe de quem são os carros abaixo.
Poderia ser um "Desafio Poeira Na Veia", mas é apenas uma brincadeira, pois as respostas são fáceis demais...



Valeu Nivaldo, obrigado!

Fotos: Acervo pessoal Nivaldo Avilla

Desafio Poeira na Veia

Essa vai ser bem fácil...
Quem? Quando? Aonde? Mãos à obra!

A resposta do último desafio está
aqui.

Senna

O Angelo Gomes, amigão lá do Ponta Racing, manda a dica: o filme do Senna na web.
Quem quiser assistir ou baixar é só clicar
aqui.

Ayrton Senna

Valeu, Angelo!

Foto: Internet

Aniversariante do Dia

Hoje tem prévia da Oktober em Blumenau, e quem paga a picanha e o barril de chopp é o grande Max Hermann Mohr, piloto consagrado, empresário de sucesso e um dos maiores incentivadores e entusiastas do Automobilismo Catarinense.
Parabéns, saúde, felicidades e vida longa!


Max...

... e o Omega 99 em Joaçaba.

Fotos: Jimmi Torres e Willian Sailer- Barulho de Motor

quinta-feira, 24 de março de 2011

Romualdo Conrad

Recebi algum tempo atrás do amigo "Beto" Carlassara algumas fotos do Romaldo Conrad, de Balneário Camboriú, que se não estou enganado foi o último bravo guerreiro a disputar o Catarinense de Terra com um Fusca.
Só isso já seria motivo pra eu ser fã do Romualdo, mas além disso é gente boa 'pacas', e já me deu algumas ideias pro meu "Pinico Atômico" lá em Ascurra ano passado.
Cada vez que aparece alguém dessa turma 'das antigas' numa prova da TCC, fico com o peito estufado de orgulho e o coraçãozinho cheio de alegria, pois é a recompensa pelas milhares de horas destinadas à categoria e pelas asneiras que ouvi de alguns na época em que ainda a TCC era um "embrião"...
O Fusca 81 do Romualdo em ação...
... e fazendo pose pra foto.
Preciso fazer no meu essas "orelhas" para direcionar o ar para o motor.

Aqui o Romualdo disputa posição com o chapecoense Paulo Pozza no "Cavalo de Aço", em Joaçaba.
O Fusca 81 contornando a curva do "cata-vento" no belíssimo Autódromo Aldo Leal Tramontini, em Santa Cecília. Atrás o Voyage 5 da dupla Edson "Totonho" Formolo / Odilon Moraes.


Fotos: Acervo pessoal Gilberto Carlassara

Marcas "A" de volta à Copa SC!

Recebo email do amigo Júnior Baifus, um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Copa Santa Catarina, com a boa nova: a Marcas "A" volta a fazer parte da programação do campeonato.
Abaixo o email do Júnior:
"Depois de Reunião entre FAUESC e ACAV de Ascurra, ficou acordado que a partir da próxima etapa Graduados A estão liberados para correr a Copa SC. O ACAV ainda está estudando a forma mas já está decidido que vai ser dividido as categorias para receber mais estes pilotos".

Ótima notícia!

Aniversariante do Dia (I)

A picanha e o chopp hoje são por conta do Flaviano Ramos em Mafra.
Parabéns, felicidades e muita saúde!


Flaviano Ramos...

... e o Gol 2 em ação em Ascurra.

Fotos: Ingo Hofmann
/ Jimmi Torres - Barulho de Motor

quarta-feira, 23 de março de 2011

"Fórmula Poeira"

Recebo do amigo paulista Paulo Tohmé, que tem um excelente blog sobre miniaturas chamado Minis no Mundo (recomendo a visita!), uma imagem curiosa: uma categoria de Fórmulas na terra. Adivinhem aonde?!?! Na Argentina, é óbvio!
Os "hermanos" tem um Automobilismo que nos faz ter uma grandiosa inveja, e uma vergonha maior ainda das coisas que andam sendo feitas (ou não!) por aqui, especialmente pela CBA, que nos últimos tempos mais tem proibido do que promovido Automobilismo no Brasil.


O nome da categoria é Fórmula 1.400, e lá o pessoal "desce a bota" no acelerador!
Valeu, Tohmé!

Foto: Divulgação Paulo Tohmé