sábado, 30 de abril de 2011

Fórmula Vee no Auto Esporte amanhã

Recebo email do grande amigo Paulo Trevisan (Museu do Automobilismo Brasileiro) informando que amanhã irá ao ar no Auto Esporte, às 09:00, na Globo, uma matéria bem legal sobre a Formula Vee.
Trata-se de um comparativo feito na pista de Guaporé (que saudades!) entre o Fitti-Vê e o modelo Naja, que estreou há poucos meses em Interlagos.


À esquerda o Fitti-vê, carro construido entre 1967 e 1969 pelos irmãos Fittipaldi, e no lado direito o chassi 001 do Naja Fórmula Vee.
Vale a pena não perder esta matéria!

Fotos: Acervo pessoal Paulo Afonso Trevisan

Mais um pra TCC!

Abaixo o mais novo integrante da TCC.

Ficou curioso? Aqui tem mais...

De carona com o Tito

Hoje vamos pegar uma carona com o papai mais fresco do Automobilismo Catarinense, o Tito Morestoni, andando em Interlagos na Copa Montana.

Parabéns ao Tito e a Tati pela chegada da Giulia, e muita saúde à rebenta e bastante força aos pais pelas noites em claro que certamente enfrentarão!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mais do "Zé" Bornemann

Abaixo mais algumas imagens da brilhante carreira do Curitibano José Bornemann.
José Bornemann no lançamento da equipe "Atlantic F-1".
Largada no Paranaense de Terra, com José Bornemann (Gol 42 - Expresso Sul Brasil) na ponta, seguido pelo Emílio Pederneiras (Passat 26 - Mecânica Ebbers).
"Zé" Bornemann com o Gol 42 da equipe "Atlantic F-1" em Laranjeiras do Sul (PR).
Com o Voyage 42 da "Cerpa" em Curitiba, pelo paranaense de asfalto.
"Zé" com o Gol 42, também em Joaçaba, seguido por João "Japa" Mita (Chevette 18 - Japa).

Fotos: Acervo pessoal José Bornemann

Desafio Poeira na Veia

Essa é mas uma fácil demais. A única dica que dou é que a melhor pista de velocidade na terra que já existiu no sul do mundo!
Quem, quando e onde é com vocês...

Aniversariante do Dia (II)

E lá em Curitiba também tem festa, e o churrasco é por conta do piloto José Ademir Carvalho, que corre no Paranaense.
Parabéns, felicidades e muita saúde!

Ademir recebendo o troféu...

... e acelerando a 'baratinha' em São José dos Pinhais.

Fotos: Angelo Gomes - Ponta Racing / Acervo pessoal José Ademir Carvalho

Aniversariante do Dia (I)

Festa hoje em São Bento do Sul, e quem assina o cheque pra picanha e pro chopp é o futuro papai-fresco e grande amigo Marcelo Wotroba, o "Fusquero".
Parabéns, saúde e muitas felicidades!

Marcelão e a Cláudia, a 'dona da pensão' do "Fusquero", na corrida em Ascurra.

Foto: Acervo pessoal Marcelo Wotroba

DOS ANJOS COMPETIÇÃO E PREPARAÇÃO ESTARÁ DESFALCADA NA 2ª ETAPA DA COPA OESTE DE GAIOLAS EM CATANDUVAS

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - A equipe Dos Anjos Competição e Preparação estará desfalcada da 2ª Etapa da Copa Oeste de Gaiolas, nos dias 30/04 e 01/05 na De Lucca Park, cidade de Catanduvas/SC, pois os pilotos Tinho A44, Fredson B56 e Romeu N55, com compromissos particulares já assumidos antes da transferência da 2ª etapa para esta data, não poderão estarem presentes, mas a equipe estará bem representada pois os pilotos Valdemiro N14 e Cristiano B72, estão com sede de vitória.
Valdemiro vem de uma excelente 3ª colocação geral, em Campos Novos, na Categoria “N” e Cristiano uma 2ª colocação na 1ª Bateria, sendo que na segunda, o motor o deixou na mão, e mesmo assim atingiu a 5ª colocação no geral, na Categoria “B”.
Para esta etapa, tanto Valdemiro, como Cristiano, vem com novas configurações em suas gaiolas, pois o acerto para esta pista é completamente diferente, em relação a de Campos Novos, configurações estas que Jairo e Juarez, mecânicos da equipe guardam a sete chaves. Vale também lembrar as instalações do duto para pó do extintor e a chapa anti-chamas no tanque, itens exigidos pela FAUESC.
Nesta matéria gostaria também de destacar a dedicação do nosso companheiro Sergio Chiamolera, o nosso “Severino Quebra-Galho”, pois ele esta sempre junto com a equipe e não mede esforços para ajudar no que precisa, nos dias de corridas e durante a semana que antecede as mesmas. Obrigado “SERGIÃO”.

PATROCINADORES: Sítios dos Lago, Auto Postinho, Marmoraria e Funerária Navegantes, Idol Calçados de Segurança, Injetronick Diesel – Bombas Injetoras, JB Comércio de Gás Liquigás, Amorin Distribuidora, Bonato Sonorização, Joaçaba Baterias, Móveis Giusti, Jô Tintas, Construlacer, Confinamento Viel, Irmãos Cancelli.

Texto: Fernando Assis
Foto: Fernando Assis - GP Racing

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mais do "Pancho"

Abaixo mais algumas fotos do precioso acervo do "Pancho", também conhecido como César Alberto Gritti.
O Gol 8 no "Vale dos Cobras", em Camboriú, quando o "Pancho" corria em dupla com o João Finardi. Atrás o Gol 75 de Luiz Laurindo, de Jaraguá do Sul.
O Voyage 6 do "Pancho" todo amarrotado na reta de Mafra, depois um capote.
Largada no Paranaense de Terra. Angelo Plantes (Gol 79 - Enka) na pole, seguido por Cesar "Pancho" Gritti (Voyage 9 - Conteza), Gilson Reikdal (Passat 33 - Reigil), Ruslan Carta (Gol 69), João "Japa" Mita (Gol 83 - Japa Auto Peças) e Nereu Silveira (Gol 89 - Farfalha Tintas).
Os demais não consegui identificar.
Largada no Catarinense de Terra. Na pole Paulo César Ely (Gol 33 - Waely), seguido por "Pancho" Gritti (Voyage 9 - Conteza), Paulo Roberto Santana (Voyage 13 - Scala Têxtil), Edson "Totonho" Formolo (Fusca 7 - Turismo Nevada), Alessandro Gonsales (Gol 6 - Mecânica Gonsales) e mais lá atrás o Voyage verde do Glauco Müller (Two Em) e o Chevette 18 do Ladmir "Gringo" Fronza.
"Pancho" puxa a fila na largada da "Cascavel de Ouro".
"Pancho" (Voyage 69) seguido pelo Juares "Barão" Martins (Passat 74 - Ferro Velho Barão).

Fotos: Acervo pessoal Cesar "Pancho" Gritti

Por onde anda???

Não foram poucas as vezes que falei dele aqui, e muitos já fizeram essa pergunta: por onde anda Angelo Plantes???
Quem tiver a resposta, por favor nos informe.
Angelo Plantes...
... e o famoso Gol 79 da Enka.

Fotos: Acervo pessoal José Bornemann

E vem aí Ascurra

E o Catarinense de Terra volta ao "vale dos arrozais", o Autódromo Max Mohr, em Ascurra.
Falta pouco mais de 3 semanas pros motores roncarem!

Depois do Catarinense, será a vez da Copa SC e da TCC (Turismo Clássico Catarinense) fazer a festa por lá, nos dias 25 e 26 de Junho.
Será que o "Pinico Atômico" estará lá? Façam suas apostas! Eu já tenho a resposta.

Imagem: Divulgação Júnior Baifus

Programa "Competição" 22/04/11

Abaixo o programa "Competição" exibido pela TVCOM no último dia 22/04, com destaque para a Stock Car em Ribeirão Preto, 2ª etapa da Copa Pinhais, 1ª etapa da Superliga de Motocross, Papo de Paddock com Felipe Tozzo (Mini Challenge) e 1ª etapa da Copa Ilha de Kart.

Parte 1:


Parte 2:


Parte 3:

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Todos os pilotos da POEIRA no POEIRA!

Há muito tempo que quero fazer isso, mas vinha protelando e protelando, e durante o feriadão de Páscoa decidi que chegou a hora de fazer.
Quero começar uma grandiosa série aqui no POEIRA NA VEIA mostrando - ou tentando mostrar - todos (isso mesmo, TODOS!) os pilotos que já aceleraram nas pistas de SC, sejam eles catarinenses, paranaenses, gaúchos, paulistas, argentinos ou de marte, campeões ou 'braço-de-pau'.
É uma ideia bastante ambiciosa e que com certeza dará um trabalho fabuloso, e sozinho será impossível conseguir vencer este desafio, por isso preciso da ajuda de vocês.
Cada uma poderá 'correr atrás' dos pilotos da sua cidade (não importa se estão na ativa ou se 'penduraram' o capacete) e contribuir mandando fotos e vídeos da carreira deste piloto, e se possível, gravar um vídeo com ele atualmente.
Dos 293 municípios de Santa Catarina, o POEIRA NA VEIA registrou visitas de 277 deles, então acho que isso facilita bastante nessa procura, e os amigos 'empoeirados' de outros estados poderão contribuir com os pilotos de suas cidades.
Quem conhecer um piloto ou ex-piloto aí na sua cidade, por favor faça contato comigo pelo email fht2competicoes@gmail.com e passo as instruções do que eu preciso que façam.
De quebra, ainda teremos um ranking de pilotos por cidade. Qual cidade será que a 'recordista' em colocar pilotos no grid?
Eu tenho um palpite, mas vou esperar. Só posso dizer que lá é frio, bem frio...
Desde já agradeço penhoradamente pela contribuição da turma da poeira. Me ajudem!

Mais do Ruslan

Abaixo mais algumas imagens da carreira do Curitibano Ruslan Carta, que deu seus shows nas pistas do Paraná e de Santa Catarina.
O Gol 69 do Ruslan em Araucária (PR), alinhado na pole, seguido por Angelo Plantes (Gol 79 - Enka), Nereu Silveira (Gol 89 - Farfalha), Darci Migliante (Gol 56 - Migliante) e Cesar "Pancho" Gritti (Fusca 9 - Conteza), em 7º Sebastião Ramos (Chevette 71) e em 8º Edemor Lupatini (Passat 92). Os demais pilotos não consegui identificar.
O 69 acelerando em Araucária...
O Passat 33 de Gílson Reikdal capotado no Autódromo de Araucária, enquanto Ruslan Carta (Gol 69) e Angelo Plantes (Gol 79 - Enka) passam pelo local do acidente. De quem é aquele Fusca verde?
Darci Migliante, Cesar "Pancho" Gritti, Edson Freire, Ruslan Carta (com os filhos Andrei e Ruslan Filho), Artur Lançoni e Valmor Weiss no pódio.

Fotos: Acervo pessoal Ruslan Carta

O nosso Ingo Hofmann

Saiu no "A Notícia" do último sábado, 23/04: "As Caras de Joinville: ele é o nosso Ingo Hofmann".
Uma matéria muito legal com meu grande amigo Ingo Hofmann, o fotógrafo mais querido do sul do mundo. Para ver a matéria toda, é só clicar aqui.

Ingo Hofmann, o fotógrafo.

Foto: Dibe Grelak

Desafio Poeira na Veia

Essa vai ser fácil demais. É um presente atrasado do 'coelhinho da Páscoa'.
Quem são os 3 pilotos no pódio? Aonde é isso? Em que ano?
Mãos à obra!

O Som da Poeira

Esse som é pedido do Marcelo Pacheco, o mais novo integrante da 'família TCC', e ele pede Dire Straits, com "Sultans Of Swing" (Alchemy Live).
Som na caixa!

domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA!


Páscoa é um momento de renascimento, de mudança.
Nesta Páscoa, independente da religião, vamos buscar o nosso renascimento e nossa mudança para a vida.

Desejo uma FELIZ PÁSCOA à todos os amigos e seus familiares!

Foto: Internet

sábado, 23 de abril de 2011

Programa "Velocidade" 23/04/11

Abaixo o programa "Velocidade" que irá ao ar logo mais, às 12:30, pela TVBV (Band), com destaque para a 4ª etapa do Catarinense de Terra em Chapecó.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ruslan Carta

Recebi nesta última semana um presentão: o Ruslan Carta Filho enviou várias fotos da carreira do seu pai, o Ruslan Carta, um dos grande nomes do automobilismo Paranaense e Catarinense na década de 1980.
Como "quem sai aos seus não degenera", o Ruslan Filho e seu irmão Andrei seguiram os passos do pai e aceleram na Copa Pinhais.
Abaixo algumas imagens deste precioso acervo. E vem mais por aí...
Sérgio Torrico (Gol 7 - Pegoraro), Ruslan Carta (Chevette 69 - Atlantic) e José Rebetchuk, o "Buia" (Fusca 77 - Ferro Velho Hervalense) no "Cavalo de Aço", em Joaçaba, em 1986.
Ruslan empurrando o Gol 69 até a linha de chegada no Autódromo de Palmeira, depois de ter a embreagem quebrada na última volta. E conseguiu receber a bandeirada!
Largada no "Nabor Vieira Lemos", em Lages. 'Puxando a fila', Jair Gans (Chevette 70 - Metalúrgica Gans), Max Mohr (Gol 99 - Max Mohr), Ruslan Carta (Gol 69), Gunnar Vollmer (Passat 20 - Juvena), Edson "Totonho" Formolo (Fusca 7 - Beija Flor), José Carlos "Juca" Fuganti (Gol 17 - Fuganti) e Paulo Roberto Santana (Voyage 5 - Deannil). Só fera na pista!

Fotos: Acervo pessoal Ruslan Carta

LUTO

Até o último domingo, dia 17, eu nunca havia ouvido falar em Paulo Kunze, apesar de tê-lo visto correr em Maio de 2009, quando a "turma da poeira" esteve em Interlagos no "PoeirasTur". Não liguei o nome à pessoa, pois não o conhecia, e ainda assim fiquei extremamente triste com a morte dele ontem, em decorrência do acidente do último domingo em Interlagos.
Desde ontem li em muitos lugares (blogs, sites, etc.) alguns "entendidos" massacrando Interlagos, que deve ser urgentemente fechado, que a pista é assassina, etc. Pois bem, morreram 3 pilotos lá nos últimos 2 meses: primeiro foi João Lisboa, piloto de moto, depois Gustavo Sondermann, da Copa Montana, e agora Paulo Kunze, da Stock Car Light Paulista, mas o problema não é a pista, são as pessoas, em especial as que estão no comando do Automobilismo Brasileiro, ou seja, a CBA.
As duas últimas gestões da CBA, com Paulo Scaglione e atualmente com Cleyton Pinteiro, tem sido desastrosas, um lixo!
A turminha lá quer saber de carteiras, taxas e números, e o resto que se f...erre, como por exemplo os pilotos.
Será que as pistas de terra e o carros aqui do Catarinense e da Copa SC são tão melhores do que Interlagos e os carros da Copa Montana e da Stock Paulista? Acho que não, mas aqui algumas coisas são bem melhores que lá, tanto é que em 30 anos de poeira levantando nunca houve uma morte nas pistas daqui, e olha que já apareceu cada 'carroça' pra correr que por dinheiro nenhum eu colocaria minha bunda lá dentro.
Cabe aos pilotos fazerem as cobranças que devem ser feitas e ter a consciência que vale a pena comprar um cinto bom, um banco adequado, fazer um Santo Antônio bem construído e possuir todos os equipamentos necessários pra praticar um esporte de risco como é o Automobilismo. Ou vocês acham que um capacete de '30 pilas' vai salvar a cabeça de alguém numa capotagem mais séria? Eu tenho certeza que não...

Voltando ao Sr. Paulo Kunze: ele tinha 67 anos de idade. Isso é idade pra alguém pilotar um carro de corridas? É! Se um moleque de 16 anos que ainda tem a bunda cheirando a talco Pom-Pom pode fazer a carteira e acelerar, porque alguém com tanta experiência de vida não pode?
Procurei me informar o máximo que pude sobre Paulo Kunze, e descobri que ele teve uma infância pobre, lutou muito na vida e esteve no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas num determinado momento de sua vida, onde começou a sua virada.
Ele realizou um sonho correndo de carro, e como poucos, eu sei bem o que o Sr. Paulo sentia lá dentro do cock pit, solitário, na companhia do berro do motor.
Tenho certeza que ele aproveitou cada segundo em que esteve lá dentro e partiu feliz, realizado e leve, assim como eu partiria se morresse dentro um carro de corrida.
Se eu chegar aos 67, espero estar acelerando também.

Descanse em paz, Paulo Kunze!

Abaixo as imagens do acidente.





Vejam que o Santo Antônio absorveu muito bem o impacto, e o banco e o cinto estão 100%.

O vídeo aí embaixo é de um programa de TV chamado "Tempo de Ser Feliz", que fez um entrevista com o Paulo Kunze e sua história de vida. Vale a pena ver...


Fotos: Internet

De carona...

Hoje a carona é tripla!
Vamos embarcar com o James Ramos...



... e a dupla Alexandre Frankenberger/Michel Giusti na Copa Pinhais...


... e com Josias "Joba" Esmério no Catarinense de Terra, na rodada dupla em Chapecó.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

300.000!!!

Hoje é um dia especial e histórico pra este modesto blog: chegamos nesta última madrugada na casa das 300 mil visitas!!!
Sempre achei que 'meia dúzia de gatos pingados' seriam meus leitores, mas logo no início já percebi que as coisas estavam maiores do que imaginei.
Graças a Deus o POEIRA NA VEIA se tornou um ponto de referência e de encontro, e com minha modesta contribuição o "campeonato dos tatús", dos "barródromos" como muitos desavisados tratavam as competições na terra, hoje tem muito mais divulgação nacional, e as corridas na terra passaram a ser conhecidas e reconhecidas pelos 'grandes centros'.
Não vou negar que ando bastante cansado, pois ao contrário do que muita gente pensa, manter um blog atualizado quase que diariamente e com informações de qualidade (pelo menos é este meu objetivo) não é nada fácil.
Consegui ir muito, mas muito além do que jamais imaginei com este blog, ao ponto de muitos daqueles que foram durante a vida inteira os meus HERÓIS hoje declararem que são fãs do blog, que acessam diariamente e muitos desses mudaram seus conceitos sobre a velocidade na terra.
Isso faz com que meu orgulho e minha alegria viagem até as alturas, pois nunca tive nenhum compromisso em escrever diariamente aqui, apenas compromisso com a veracidade dos fatos e buscar mostrar a quem quisesse ver o sabor e o calor da poeira.
Como presente, ainda conquistei muitos amigos, consegui reunir 'tarados' pela poeira de vários lugares e aquilo que na minha opinião foi o auge do blog: a criação da TCC, que nasceu aqui dentro.
Sim, pra quem não sabe, a 'bagunça' toda começou aqui, cresceu aqui e daqui saiu para a pista.
A poeira é minha vida, é onde me sinto mais próximo do céu, e aqui consigo viver esses momentos mágicos, mesmo estando longe de algum autódromo.
Não tenho muito a dizer, a não ser OBRIGADO!
Obrigado à todos que passam por aqui diariamente para ler algumas bobagens e sujarem a tela do computador com poeira.
Vocês são o combustível que mantém o POEIRA NA VEIA com o 'pé embaixo'.

300.000 vezes OBRIGADO!Obrigado. Thanks. Danke. Gracias. Grazie. Merci. Dank. Tack. Arigatoo. дебитор.
Imagens: Montagem POEIRA NA VEIA

"Surdo"

Já faz um tempo que não falo aqui de um grande amigo e um dos heróis da minha infância, o grande Renato Soar Oliveira, o "Surdo" de Rio do Sul, pilotaço das antigas.
Com a foto abaixo cumpro e dever de unir o útil ao agradável: falar do "Surdo", mostrar um pedacinho do falecido Autódromo Nabor Vieira Lemos, de Lages, e contar uma grandiosa novidade: está indo pro forno uma réplica desse Fusca aí pra TCC (Turismo Clássico Catarinense).
Quem está com este projeto é um outro grande amigo meu. Não sei se posso contar, então se ele quiser falar alguma coisa, fique à vontade nos comentários, do contrário manteremos o 'mistério' até a estréia do Fusca 1 da Retífica Trevo.
"Surdo" recebendo a bandeirada do Sr. João Batista Ribas, então Presidente da FAUESC, em 1987.

Foto: Acervo pessoal Rafael Reif Oliveira

Desafio Poeira na Veia

Essa não vai ser tão fácil quanto foram os últimos desafios, e quero ver a turma se mexer pra acertar.
Quem é o piloto? Que pista é essa? O ano?
Mãos à obra!!!

De carona com o "Xande"

Recebo do amigo Alexandre Frankenberger, o "Xande", vídeo da última etapa da Copa Pinhais, do treino classificatório, com ele ao volante do carro.
Vamos pegar uma carona com a dupla Alexandre Frankenberger/Michel Giusti!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Pancadaria

O vídeo abaixo é uma sequência de porradas numa corrida da Hot Dodge em Cascavel, em 1986. Nada menos que 9 'Dójões' envolvidos na pancadaria...

Quem disponibilizou esta jóia foi o amigo Pietro Tebaldi, um dos maiores arqueólogos do Automobilismo Brasileiro.

Mais uma 'máquina' pra TCC!

Saindo do forno mais uma máquina pra TCC em 2011.

Ficou curioso? Clique aqui pra ver as fotos...

Problemas tiram vitórias de Giusti e Frankenberger na segunda etapa da Copa Pinhais

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - Pole-postion e liderança provam que carro está rápido, mas pilotos não conseguiram completar baterias.

Um excelente desempenho nos treinos livres e cronometrados. Um carro rápido que garantiu aos pilotos pole-position, pontuação-extra e liderança na prova da categoria Marcas A até que um problema mecânico no sábado, dia 16, e um elétrico no domingo, dia 17, colocaram fim a busca pelo pódium pelos pilotos Michel Giusti de Joaçaba e Alexandre Frankenberger de São Bento do Sul na segunda etapa da Copa Pinhais de Automobilismo realizada no Autódromo Internacional de Curitiba.
Apesar dos problemas os pilotos do carro 18 – avaliaram a etapa como produtiva e mais “os problemas chegaram na hora certa. Essa etapa veio no momento exato. Constatamos o quanto o carro está rápido, mas que ajustes precisam ser efetuados e essa é a hora. Estamos na segunda etapa. Agora ainda podemos avaliar isso lembrando que na Copa Pinhais podemos descartar cinco resultados”, destacaram.
Giusti e Frankenberger competem pela equipe Nova Ideal/FF Racing (Elevacar, Nova Ideal, Master Frama e Baterias Pioneiro). “No sábado fizemos a pole e garantimos a liderança por um bom tempo até que um problema nos tirou da bateria. Conseguimos a pontuação extra que é quando ocorre uma intervenção obrigatória no 15º minuto de prova com safety car. Estávamos em primeiro e garantimos essa pontuação. Depois ocorreu um problema ainda em avaliação e acabei abandonando”, explicou Frankenberger que disputou a primeira prova.
Já Giusti que correu no domingo e que largou em 18º lugar devido ao abandono de sábado sentiu logo no início algo errado no carro e preferiu não arriscar. “É preferível muitas vezes parar a arriscar e acabar prejudicando um desempenho de um carro que está muito veloz nos treinos. Agora ainda podemos segurar e pensar em desenvolver o carro ainda mais, pois o nosso objetivo é um só: o título”, afirmou.
A equipe Nova Ideal/FF Racing conta com os seguintes apoiadores: Baterias Pioneiro, Elevacar, WM Digital, Joauto, Nova Ideal Multimarcas, FF Racing, EVO, CFC Adriano, Duhan Tamy's, Latarias Alquini, Colméia Center, Master Farma, Multisabor, Fundação Municipal de Esportes e Agência Nativa.


Texto: Aline Andres - Nativa Comunicação
Foto: Divulgação Nativa Comunicação

Magnabosco vence duas em Curitiba e se firma na briga pelo título da Copa Pinhais

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - Duas vitórias, pole-position e melhor volta. Tudo que o piloto de Catanduvas esperava e mais um pouco. Gustavo Magnabosco – da Magnabosco/FF Racing – ganhou e muito bem a segunda etapa da Copa Pinhais de Automobilismo, categoria marcas B, realizada nos dias 16 e 17, no autódromo internacional de Curitiba.
Tudo saiu como ele e a equipe esperavam– desde os treinos livres até os classificatórios – onde Gustavo conseguiu a pole para a primeira bateria de sábado, dia 16, e mais: o recorde da pista categoria Marcas B. Com a vitória no sábado o catanduvense garantiu também a pole da bateria de domingo, dia 17, e venceu de ponta a ponta. “Foi emocionante. Essa era a minha segunda corrida no asfalto e tudo ocorreu como tem que ser. O carro teve um desempenho muito bom, a equipe esteve motivada e eu só tenho a agradecer à todos. Larguei tranquilo e mantive meu objetivo”, destacou Gustavo.
Gustavo compete pela Magnabosco/FF Racing com o carro GOL VW nº 112 / categoria Marcas B e conta com o apoio da é Trans Magnabosco, Scania, Volvo, Randon, Erva Mate Regina, Materva, Recauchutadora Roda, Assotran, Alter Torcatto e Michellin.


Texto: Aline Andres - Nativa Comunicação
Foto: Divulgação Nativa Comunicação

Programa "Competição" 15/04/11

Abaixo o programa "Competição" exibido pela TVCOM no último dia 15/04, com destaque para a 3ª e 4ª etapas do Catarinense de Terra, 3ª etapa do Catarinense de Velocross, 1ª etapa do Brasileiro de Motocross, 2ª etapa do Brasileiro Stock Car, 1ª etapa do Catarinense de Supercross e 1ª etapa do Sul-Americano de Rali.
Parte 1:


Parte 2:


Parte 3:

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pra machucar corações (1)

Essa é mais uma do amigo Deivicris Cristo (blog BK Competições), lá de Curitiba, que vai machucar muitos corações, especialmente porque é um 'gostinho estendido'!
Na semana passada já tinha colocado aqui um teaser do que viria, e hoje veio (ainda não 100%): a inauguração do Autódromo Vale dos Cobras, em Camboriú, em Maio de 1993.
A prova não foi válida pelo Catarinense, mas teve um grid espetacular!
Vejam abaixo o vídeo e deliciem-se com um show de imagens!

Em breve o Deivicris deve colocar essa corrida na íntegra (ou boa parte dela).

Pierre Sabbagh conquista primeiros pontos de 2011 na Copa Pinhais

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - O piloto de Blumenau Pierre Sabbagh somou os primeiros pontos na Marcas “A” da Copa Pinhais nesta temporada.
Depois de não ter participado da etapa de abertura, Pierre finalizou a 1ª bateria num excepcional 5º lugar, depois de levar um toque no final da reta de largada e cair para a 23ª colocação. Já na 2ª bateria conquistou o sexto lugar, somando seus primeiros pontos na classificação geral do campeonato nesta temporada.
“Largamos em 7º na primeira bateria e depois de um toque fomos para o final do pelotão, mas numa corrida de recuperação e com intensas disputas conseguimos alcançar a quinta posição, e na segunda bateria finalizamos na sexta posição, pontuando nas duas corridas”, disse o piloto.
Com os resultados, Pierre soma 14 pontos na classificação, pontuação importante pra quem não participou da 1ª etapa e busca brigar pelo título da categoria Marcas “A”.
“Na etapa de abertura as chuvas causaram várias quedas de barreiras nas rodovias, o que impediu que conseguíssemos chegar ao Paraná para disputar a corrida, então nesta etapa era de grande importância que somássemos pontos, e com o empenho de toda a equipe conseguimos. Agora é pensar na próxima etapa e buscar resultados melhores”, finalizou Pierre Sabbagh, que tem o patrocínio da The Philippines e Quimby.
A próxima etapa da Copa Pinhais, a 3ª, será realizada dias 28 e 29 de Maio, no Autódromo Internacional de Curitiba.

Pierre Sabbagh volta da 2ª etapa da Copa Pinhais com os primeiros pontos conquistados na categoria Marcas “A”.

Texto: Francis H. Trennepohl – F2 Assessoria & Comunicação
Foto: CronoSpeed

Final de semana difícil para James na 2ª etapa da Copa Pinhais

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - O blumenauense James Ramos teve um final de semana complicado na 2ª etapa da Copa Pinhais, realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, onde enfrentou uma desclassificação e uma quebra de motor.
Atual Campeão da categoria Marcas “A”, James buscava a vitória, mas um acidente na 1ª bateria, quando liderava a corrida disputada na tarde de sábado, acabou tirando suas chances e gerando uma desclassificação.
“Eu estava disputando a liderança com o Marcel Sedano Rodrigues e houve um toque. A direção de prova entendeu que cabia a minha desclassificação na corrida e eu acatei a decisão. Não tive intenção de prejudicar o Sedano, mas devido ao acidente fui excluído”, disse James Ramos.
Já na 2ª bateria, realizada na manhã de domingo, James largou em 27º e veio recuperando posições, mas na 8ª volta o motor quebrou, quando James já ocupava a sétima posição.
“Foi um final de semana difícil, pra ser esquecido. Uma desclassificação e uma quebra de motor são para lamentar, mas vamos para a próxima com força total, correndo atrás deste prejuízo”, encerrou James, que tem o patrocínio da The Philippines.
A próxima etapa da Copa Pinhais será nos dias 28 e 29 de Maio.


James Ramos enfrentou dificuldades e não pontuou na 2ª etapa da Copa Pinhais, na categoria Marcas “A”.

Texto: Francis H. Trennepohl – F2 Assessoria & Comunicação
Foto: Jimmi Torres - Barulho de Motor

sábado, 16 de abril de 2011

Programa "Velocidade" 16/04/11

Abaixo o programa "Velocidade" que irá ao ar logo mais, às 12:30, pela TVBV (Band), com destaque para a 3ª etapa do Catarinense de Terra em Chapecó.

Vídeo cassetada no Paranaense de Terra

O vídeo abaixo foi feito pelos meus amigos Angelo e Daniel Gomes, do site Ponta Racing. É uma vídeo cassetada da terra!

O piloto Marcos Voznika não se feriu. Pelo menos na capotagem, porque o tombo deve ter doído...

PS: Dizem por aí que este Passat é o famoso "20 da Juvena", com o qual Gunnar Vollmer e Toninho da Matta foram Campeões Brasileiros de Marcas em 1989. Será mesmo?!?!

Pierre Sabbagh em busca da vitória na Marcas "A" na 2ª etapa da Copa Pinhais

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - O blumenauense Pierre Sabbagh chega à 2ª etapa da Copa Pinhais correndo atrás da vitória, uma vez que está ‘zerado’ na tabela de classificação em função de não ter participado da abertura do campeonato em março, quando na oportunidade fortes chuvas causaram deslizamentos de barreiras e todos os acessos entre Santa Catarina e o Paraná foram fechados.
Pierre trás no currículo o título de Campeão da Copa Pinhais na Marcas “B” em 2007 e Campeão Brasileiro de Marcas em 2010, o que lhe credencia como um dos principais candidatos ao título da Marcas “A” nesta temporada.
“Vamos para a 2ª etapa com o objetivo de vencer, pois não temos nenhum ponto no campeonato e precisamos entrar de fato na briga pelo título”, disse Pierre, que tem seu carro preparado pelo experiente Sérgio Pein, da Pein Competições, com o qual tem um entrosamento perfeito.
“Eu e o Pein trabalhamos juntos há muitos anos, e acho que esse conhecimento que temos um do outro facilita bastante no processo de desenvolvimento do carro, tanto é que sempre conseguimos lutar pelas posições da ponta, e acredito que esse ano não será diferente”, finalizou Pierre Sabbagh, que tem o patrocínio da The Philippines e Quimby.

Pierre Sabbagh chega à 2ª etapa da Copa Pinhais com o objetivo de vencer na categoria Marcas “A”

Texto: Francis H. Trennepohl – F2 Assessoria & Comunicação
Foto: Divulgação Pierre Sabbagh

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Auch!!!

Na 3ª etapa do Catarinense de Terra, realizada no sábado passado em Chapecó, um acidente forte marcou a bateria da Marcas "N": Luiz Carlos Pereira Júnior, o "Juninho", capotou violentamente seu carro ao tentar ultrapassar Josias Esmério, o "Joba".
É bom deixar bem claro que não houve nenhum toque entre os pilotos, simplesmente a pista acabou pro "Juninho" e ele acabou pegando o barranco.
No meu ponto de vista, acidente de corrida.
A câmera está instalada na traseira do carro do "Joba", e as imagens são do Jimmi Torres, do Barulho de Motor.

James Ramos corre atrás do prejuízo na 2ª etapa da Copa Pinhais

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - O piloto de Blumenau James Ramos está no Paraná, onde disputa neste final de semana a 2ª etapa da Copa Pinhais no Autódromo Internacional de Curitiba, na categoria Marcas “A”.
James chega na 2ª etapa sem nenhum ponto, pois em função das fortes chuvas nos dias 12 e 13 de março, quando ocorreu a etapa de abertura do campeonato, o piloto não conseguiu chegar à Curitiba por causa de uma série de quedas de barreiras que interditaram todos os acessos entre Santa Catarina e o Paraná.
Atual Campeão da Marcas “A”, James carrega a responsabilidade de defender o título, porém não vê isso como pressão.
“Conquistamos o título da Marcas A em 2008 e em 2010, mas nosso objetivo principal e maior sempre foi a diversão, o lazer, e os resultados vieram naturalmente, pois apesar deste lado festivo nunca deixamos de ser minuciosos e dedicados na preparação do carro e de tudo que envolvesse a equipe”, destacou James Ramos, que tem a preparação do carro a cargo de seu pai, José Ramos, que tem experiência de 30 anos na preparação de carros de competição.
“Trabalhar junto com meu pai é um enorme prazer. Temos uma sintonia incrível e acredito que isso se reflete nos resultados de pista, e a dedicação dele na preparação do carro é algo incrível, tanto é que raríssimas vezes abandonamos alguma corrida por quebra, o que comprova que estamos no caminho certo”, finalizou James, que tem o patrocínio da The Philippines.


Mesmo sem ter participado da 1ª etapa da Copa Pinhais, James Ramos é um dos principais favoritos ao título na categoria Marcas “A”

Texto: Francis H. Trennepohl – F2 Assessoria & Comunicação
Foto: Ingo Hofmann

2ª etapa Copa Pinhais no AIC

Neste final de semana tem a 2ª etapa da Copa Pinhais, no Autódromo Internacional de Curitiba, e novamente os 'Catarinas' irão em peso pra pista.
Ontem recebi a ligação do Eduardo Berlanda, o "Dudu-m.-f.", perguntando se eu autorizava ele usar o número 2 no Omega dele.
Por se tratar de um "novatão-braço-de-pau-de-doer", não deixei, mas ele usou argumentos fortes e prometeu ser campeão esse ano, então deixei usar.
Abaixo as fotos do Omega dele e do Gol do Juninho, seu irmão.

Acelera, Dudu, não me decepciona!!!

Abaixo a programação oficial

SEXTA FEIRA – 15/04/2011 – Treino Livre.
09:55 – 10:25 - 1º Treino Livre – Marcas
11:40 – 12:10 - 2º Treino Livre – Marcas
12:15 – 13:00 - ALMOÇO
14:15 – 14:45 - 3º Treino Livre – Marcas
16:00 – 16:30 - 4º Treino Livre – Marcas

SÁBADO – 16/04/2011 – Vistoria / Treino Livre / Tomada de Tempo / Prova / Podium.
08:00 – 10:00 - Lacração de Pneus - Marcas e Stock Car
08:25 – 08:55 - 1º Treino Livre – Stock Car “A” e Stock Car “B”
09:00 – 09:30 - 5º Treino Livre – Marcas “A” e Marcas “B”
10:30 - ABASTECIMENTO – Marcas “A” e Marcas “B”
10:10 – 10:40 - 2º Treino Livre – Stock Car “A” e Stock Car “B”
10:45 – 11:15 - 1º Treino Livre – Fórmula Pinhais e Fórmula Premium
11:30 - ABASTECIMENTO – Stock Car “A” e Stock Car “B”
11:50 - BRIEFING
11:55 – 12:25 - ALMOÇO
12:30 – 12:50 - 2º Treino Livre – Fórmula Pinhais e Fórmula Premium
12:55 – 13:10 Tomada de Tempo – Marcas “A” e Marcas “B”
13:40 – 13:55 Tomada de Tempo – Stock Car “A” e Stock Car “B”
1ª Prova – Marcas “A” e Marcas “B”
14:05 - Box Aberto
14:15 - Box Fechado
14:20 - Placa de 5 minutos
14:25 - Largada (30 minutos + 2 voltas)

DOMINGO – 17/04/2011 – Warm Up / Provas / Podium
08:30 – 08:40 - Warm Up – Fórmula Pinhais e Fórmula Premium
08:40 – ABASTECIMENTO – Fórmula Pinhais e Fórmula Premium
08:45 – 08:55 - Warm Up – Marcas “A” e Marcas “B”
08:55 – ABASTECIMENTO – Marcas
09:00 – 09:10 - Warm Up – Stock Car “A” e Stock Car “B”
09:10 – ABASTECIMENTO – Stock Car
Prova – Fórmula Pinhais e Fórmula Premium
09:15 - Box Aberto
09:25 - Box Fechado
09:30 - Placa de 5 minutos
09:35 - Largada (15 voltas)

2ª Prova – Marcas “A” e Marcas “B”
10:10 - Box Aberto
10:20 - Box Fechado
10:25 - Placa de 5 minutos
10:30 - Largada (30 minutos + 2 voltas)

2ª Prova – Stock Car “A” e Stock Car “B”
11:25 - Box Aberto
11:35 - Box Fechado
11:40 - Placa de 5 minutos
11:45 - Largada (20 minutos + 2 voltas)
12:10 - PODIUM COPA PINHAIS MARCAS, STOCK CAR E FÓRMULA.
12:10 – 12:40 - ALMOÇO
14:00 – 16:00 - EVENTO – TREINO RACING ART

Aniversariante do Dia

Hoje a festa vai ser lá em Ribeirão Preto, na 3ª etapa da Mini Challenge, e quem paga a janta dos 'mecas' é o piloto Kreis Júnior, mais um 'Catarina' que saiu das pistas de terra para brilhar em campeonatos nacionais.
Parabéns, saúde e muitas felicidades!

Kreis...

... e o carro 71 na Mini Challenge.

Fotos: Jimmi Torres - Barulho de Motor