quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Antônio de Liz Vieira, o "Toninho"

Presentão para os amigos lageanos e todos que curtem velocidade na terra: recebi um material excelente do Ezequiel Vieira, de Lages, referente a época em que o pai dele acelerava o Opalão 44.
Antônio de Liz Vieira, o "Toninho" foi mais dos vários lageanos que correu na Stock no final dos anos 80. Aliás, acho que foi a época em que Lages mais teve pilotos em atividade, principalmente em função da cidade possuir um Autódromo naqueles tempos, o "Nabor Vieira Lemos", que era da família "Toninho", que Vice Campeão Catarinense da Força Livre em 1988, quando ninguém menos que Luiz Carlos Pruner faturou o 'caneco'.

"Toninho" acelerando seu Opala na 1ª edição da "Indy Terra", em dezembro de 1986, em Joaçaba, na época que existiam várias corridas de longa duração na terra...
... e disputando posição com Sady Bordin Filho em Mafra, em novembro de 1986.

Valeu Ezequiel, obrigado pelas belíssimas fotos. Aproveita e conta aí pra 'turma da poeira' a história do seu pai nas pistas.

Fotos: Acervo pessoal Ezequiel Vieira

5 comentários:

come_poeira disse...

Tive o privilegio de assistir ao vivo essa primeira Indy Terra.

Angelo Gomes disse...

Q linda essa cor, acho q nunca vi um carro de corrida nesse tom "café". Muito bunito o carro.

Bianchini disse...

Completando o comentário do Angelo, esse Opala 44 está parecendo uma grande bala de caramelo com essas cores... gostei!
Hoje em dia ninguém se anima a voltar a fazer provas de longa duração na terra?

Fabiani C Gargioni disse...

Meu pai largou nessa Yndi em Joaçaba, eu já pedi várias vezes aqui no POEIRA algum material desta prova mas ninguém respondeu. Temos ainda muitas histórias dos Lageanos neste tempo francis aos poucos contaremos.

Francis Henrique Trennepohl disse...

E que privilégio, hein Adolf! A gurizada hoje em dia passa mal só de pensar em ficar "preso" dentro do carro por 45 ou 50 minutos numa prova mais longa.

Angelo, realmente carros na cor marrom eram e foram raros. Lembro de um TL de corrida que era marrom (aquele marrom original do TL, puxando pra cor do tijolo).

Infelizmete não, Bianchini. Naquela época antiga as corridas de longa duração distribuiam bons prêmios, geralmente em $$$, o que atraia bastante carros pros grids, mesmo quando eram em épocas de 'férias', como Dezembro e Janeiro.

Fabiani, acha essas fotos do seu pai e manda pra cá, URGENTE!!!
Tá bem difícil conseguir imagens dessa época.
Quando quiser contar as hiórias, esteja a vontade, faço um post só com isso.
Abraços