quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pra paulista e carioca ver...

Recebi um material espetacular do piloto-estreante Clifford Jelinsky, da 'Brasa' 69 da TCC.
O título dessa postagem é ao mesmo tempo uma provocação (da revista e minha) e um convite, especialmente pra turma de malucos lá de "Sampa" que passam aqui diariamente e já prometeram a visita, mas ainda estão devendo.
Apesar da matéria ser de 1986, é pra lá de atual em praticamente todos os aspectos.

Fábio Seixas e Rodrigo Mattar que o digam...
Vale a pena ganhar 5 minutos de vida lendo toda a reportagem (é só clicar nas imagens para ampliá-las).


E a turma daqui, acostumada ao sabor e ao calor da poeira, concorda com o repórter?
Valeu Clifford!


Fotos: Revista 4 x 4 (Junho 1986) - Acervo pessoal Clifford Jelinsky

12 comentários:

Angelo Gomes disse...

Dentre as muitas diferenças que percebi entre esse tempo e agora, uma é a que me chamou mais atenção: Presidente de Federação presente e TRABALHANDO em uma corrida na terra... quem acompanha o Paranaense sabe do que to falando...

Gostei da escrita do reporter, bem poética e entusiasmada....

Adolf Schartner disse...

Oi Francis!
Eu tenho ou melhor tinha essa revista. Já revirei minhas prateleiras por aqui e não consegui acha-la. Se não já tinha te mandado essas fotos.
Diz no texto que Palmeira tinha na época 300.000 habitantes. Na realidade o reporter queria dizer 30.000. Hehe
Também a distancia entre Curitiba e Palmeira não passa dos 80 km em vez de 130 km.
Quanto ao numero de espectadores, pode até ter tido 25.000 pessoas. Lembro que esta corrida foi uma das que mais público teve. A primeira foto é uma prova disso. Alias o público dificilmente era menos de 10.000.
Que saudade de ver os 25 a 30 Dojões largando com aquele barulhão tradicional dos V8 berrando. Os 1.600 disputando com Zé Bornemann Chico Maia, Jair Gans, Angelo Plantes e tantos outros. E os Poderosos Opalas fazendo tremer o chão quando largavam.

Adolf

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Conheci mais profundamente o automobilismo na terra lendo seu blog Francis, bela matéria.

Abs

Rui

Hiperfanauto disse...

É isso ai Francis.
Automobilismo de Verdade (titulo de alguns posts de meu blog), é simplicidade, arrojo, tenacidade e acima de tudo garra, sem frescuras globais e "chic chic" de eventos fechados para grupos exclusivos.
Interlagos já viveu este espirito. Hoje salvo o entusiamo de uns poucos abnegados de plantão incluindo ai o pessoal da Formula Classic, espetáculos como este, não acontecem mais.
Sorte de quem viu e viveu. Aos interessados, ainda há chance de ver e viver, basta seguir para as pistas poereintas do Sul onde ainda se pratica o automobilismo de verdade.

Anônimo disse...

Realmente quem viveu e participou destas provas sente saudades, epoca em que valia o braço do piloto, hoje é mais facil tirar o concorrente no toque do que no braço, no braço realmente foi o que aconteceu na primeira etapa em São Jose dos Pinhais, eu meu filho Lucas e minha nora Elisa fomos cercado por uns 35 elementos de uma equipe, tomamos porrada das grande.
Tudo bem ainda acho que braço vale dentro do carro, eu e o Lucas abandonamos o campeonato Paranaense, e estamos feliz da vida em São Paulo.
Abraço
Zé Bornemann

Anônimo disse...

É isso ai Francis !!!

TODOS deveriam ler esta reportagem, para que pessoas como o Zé Bornemann não precise postar indignações como a acima, fico muito triste pelo ocorrido Zé... Espero que quando conseguir exito em realizar meu sonho (de acelerar na terra), o esporte, se não estiver perto, pelo menos a caminho do devido VALOR que tem.
Parabens novamente Francis pela divulgação e fico com esperança que enquanto tiver pessoas como vc divulgando e lutando por este esporte, sei que não estou sozinho e que ainda vou poder prestigiar como antigamente.

Abraços.

Gabriel Sutil.

Anônimo disse...

Sorte de quem viveu aqueles tempos, nos anos 90 comecei a sentir o cheiro dessa poeira bem de perto e nunca mas parei, hoje estou quase realizando um sonho que acredito que todos os verdadeiros apaixonados por corridas devem sonhar, pilotar ou " passear " em um carro de corrida.Fico pensando daqui uns anos quando nossos filhos ou netos também apaixonados quiserem realizar um sonho desses, se vão existir pistas???federação e tudo mais.
Outra coisa que me deixa triste é o que aconteceu com Zé Bornemann e na última etapa de Ascurra quando algumas pessoas não querem resolver na conversa e preferem sair no braço. Daí não adianta ficar cobrando depois, porque todos sofrem prejuízos. Lamentável.

Déco.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Que bom que todos entenderam o espírito da matéria e da minha postagem.
Mais uma vez reforço o convite pra turma de outros estados conhecerem o Catarinense de Terra.

Quanto ao depoimento do grande Zé Bornemann sobre o ocorrido, não há o que dizer, apenas lamentar.
É a "gangue do ovo", Zé: só 'pulam' em dúzia...
O que mais importa é que vocês não se afastaram das pistas e estão felizes em outro lugar.
Abraços

BK Competições 22 anos acelerando emoções. disse...

Fala galera da PoeiraNaVeia, tudo em cima? Concordo plenamente com o Angelo, bendita época em que o presidente da FPRA aparecia no autódromo para estar presente e acima de tudo organizar o evento. O problema de sermos saudosistas é que temos a mania de achar que o tempo de antes era melhor, concordo plenamente, mas o que será de nossos filhos e netos se assim dissérmos? Vamos prestigiar hoje o que ainda existe e dar o melhor de nós para que sempre aconteça da melhor forma possível, e digo nós, porque não depende apenas das organizações, mas também de nossos prestígios como especatadores. Faço uma reivindicação ao CLIFFORD: CADÊ A PÁGINA 28 COM A REPORTAGEM SOBRE O SADY??? manda ae pro Francis postar para nós. Quem concorda comigo???
Abraços Francis e á todos os amigos da 'terrinha'.
Deivicris

Anônimo disse...

Parabéns pela maéria, só me resta dizer...Saudades dos velhos e bons tempos...

Luke Berkenbrock

Anônimo disse...

Também saiu uma materia sobre corridas na terra em SC numa 4rodas . Só não lembro que ano foi. Vou procurar.

Remi Rodrigues
Joaçaba-SC

Francis Henrique Trennepohl disse...

Manda pra cá, Remi!