terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mafra, 1987

Tenho certeza que não sou o único que tem saudades da pista de Mafra. Vai aparecer gente aqui nos comentários compartilhando da tristeza de não ver mais belos pegas naquele circuito.
Desde o fechamento do Autódromo de São Carlos (que tinha a famosa 'reta da hípica', com quase 1 km), Mafra passou a ter maior reta de Santa Catarina, e os pilotos adoravam acelerar por lá, assim como adoravam São Carlos.
Infelizmente é mais uma que 'foi pro vinagre'.

"Beto" Pruner na pole, com Marcos Brollo em 2º, Vilmar / Vitalino Gargioni em 3º e Clóvis "Koy" Bechtold em 4º. Na 6ª posição está Antônio de Liz Vieira, o "Toninho".
Essa corrida foi em 15 de Março de 1987 e valeu pela abertura do estadual daquele ano.


Foto: Acervo pessoal Marcos Brollo

19 comentários:

Tiate disse...

Bom dia Francis ... lamentar tambem o fechamento dos varios outros autodromos de Santa Catarina como: Lages, Sta.Cecilia, S.Bento do sul, Mafra, Camburiu, Canoinhas, São Carlos, Rio Negrinho, vc imagina se estes autodromos recebecem o catarinense hj, o maior campeonato de terra do brasil se tornaria ainda mais forte com varios outros pilotos das cidades sede e proximas aos autodromos, mais fazer o que nehh ..... ficamos somente com a lamentação e saudades daquele tempo ....

um grande Abraço

juca lisboa disse...

Me lembro com frio na barriga da minha estreia que foi nessa pista.
Com o gol de N 6 de Gordon em 1996
pela equipe FINARDI.

Clifford J. #69 disse...

Cadê o Ney, pra falar do pinote que ele deu com o voyage dele por la, essa eu assisti

Gabriel Sutil disse...

É uma grande infelicidade acontecer isso, infelizmente aqui no Paraná tambem temos alguns autodromos que foram "Pro vinagre" como o de Palmera e Laranjeiras do sul, a minha torcida fica para que o autodromo de São Bento não tenha o mesmo destino.


Abraços.

Ike Nodari #41 disse...

Esse daí eu não conheci, mas todos falam muito bem dele. É uma pena que muitos circuitos surgiram e viraram pó literalmente. Manutenção cara, pouca gente disposta a ajudar e a vilã mor a sugar. E o pior, tem mais um circuito indo para o vinagre. Abraços.

Fabiani C Gargioni #26 disse...

Essa pista era uma das mais desafiadoras do catarinense e tal como o Clifford eu estava no final da reta à alguns metros do baita capote que o Nei deu no final daquela reta outro dia no sábado na TCC nós fomos jantar juntos e relembramos várias dessas passagens foi muito legal ele tem a marca no pulso até hoje. Entrava-se lançado na reta de terceira pé em baixo e ainda tinha quarta, o Sr Lauri Farias tbém me fez suar frio com uma quebra de ponta de eixo do 147 dele quase no mesmo ponto do capote do Nei.Tiveram tantos outros assustadores de opala principalmente, que nos diga o Koy,o Hermes Marinho aqui de Lages etc!!!

ricardo disse...

é lamentavel isso,eu vi quase todas as corridas dos anos 80/90 vi muitos pegas incriveis epoca em que voce tinha que ir 15 dias antes reservar um lugar pra acampar,tive sorte de ver a era dourada desse esporte calhambeques,dorg,maveriques,fuscas
hoje so tem mato la e algumas gotas de suor da turma que fundou o autodromo e não são reconhecidos

Gabriel Bechtold disse...

Boa e velha Mafra. Ja que alguns acima comentaram de capotes, meu pai, o Koy deu um belo dum capote com um gol marcas A da Hinor Alto falantes no fim da reta disputando posicao com o Finardi (era o Joao ou o Jose Finardi na epoca, nao lembro bem... 1995 por ae). Alem deste, lembro bem dum dos capotes mais espetaculares de todos os tempos do catarinense com o Air Carara na reta principal quando se lançou por cima dos pneus a girar e nao parava mais. Cada encontro com os pneus, era como se fosse um trampulim, lançando ele cada vez mais pro alto. Foi feio! Nao sobrou nada, mas o piloto teve poucos ferimentos (graças a Deus). Fora essas, me marcou muito uma escapada de frente do nosso querido e inesquecivel Alessandro Weiss. Nao pela gravidade do acidente, mas sim por eu ser um forte torcedor dele e estar presente na curva bem na hora da escapada. Foi naquela curvinha pra esquerda que tinha na retinha oposta detras dos boxes. Passou reto ali, e saltou de bico no lamaçal que tinha barranco abaixo. A reta dos boxes era desumana. A maior reta do catarinense. E foi por volta de 1987, no auge dos meus 3 anos de idade, quando começava a acompanhar meu pai nas corridas. Infelizmente, até hoje, nunca tive a oportunidade de acelerar em Mafra.... Um dia, quem sabe?

Jaison disse...

Sou suspeito pra falar...

Mafrense que sou, esperava ansioso por setembro, que era quando tinha corrida em Mafra, eu e o pai (presidente do automóvel clube e diretor de provas na época) íamos desde quinta molhando a pista. Eu tinha meus 8/9 anos. Aí com 14 fui trabalhar de fiscal de pista e nunca me esqueço de um capote que rolou atrás de mim. Eu estava no final da "reta oposta", os carros vinham de frente pra mim e faziam a curva pra direita, levantou um poeirão, e de repente um carro se perdeu na curva da entrada da reta principal e veio capotando pro meu lado... Depois que baixou a poeira eu só vi o pai fazendo um sinal perguntando se estava tudo legal, claro que eu (totalmente assustado) respondi que estava...hehe

Fabiani C Gargioni #26 disse...

Grande Francis,a julgar pela data da prova eu acho que o carro que está em terceiro é o do Vilmar e do Vitalino,eles venderam o carro p/ o Ivanir mais tarde.O Toninho,pai do Ezequiel aqui de Lages tá largando em sexto,valeu!!!

Fabiani C Gargioni #26 disse...

Alguém aqui sabe se é verdade que vão injetar a marcas N ano que vem??? Vão acabar com a entrada no automobilismo catarinense...

Anônimo disse...

é verdade sim , a marcas N sera opcional motor injetado.

Levi Bini Júnior

Fabiani C Gargioni #26 disse...

Opcional? E como é que vão fazer pra equilibrar o desempenho dos carros? O injetado é muito mais forte e são poucos os pilotos que tiram essa diferença no braço!!!

Jaison disse...

Ou seja, a porta de entrada pro automobilismo catarinense será o TCC....

Francis Henrique Trennepohl disse...

O 86 é mesmo dos irmãos Gargioni, eu me enganei.

Sobre o Catarinense, acho que a injeção é um caminho sem volta.
Achar carburadores e peças de reposição não é uma tarefa fácil, só acho que a "N" deveria ser realmente pra NOVATOS e carros 1.000 cilindradas, aí ficaria bom.
Abraços

Jaison disse...

Aqui no PR tem duas categorias, Novatos Carburados e Novatos Injetados, que pontuam separados mas correm juntas... E tem alguns carburados que incomodam os injetados...

Fabiani C Gargioni #26 disse...

Realmente a opção do motor 1000 seria bem vinda!!!

Francis Henrique Trennepohl disse...

Seria bem interessante se fizessem o mesmo aqui: Novatos Carburado e Novatos Injetado.
Correria juntos e a premiação e pontuação seria separada.

André Luiz Umbelino disse...

Mafra,pra mim marcou e demais essa pista,minha primeira prova foi na também extinta pista de Jaraguá do Sul e a Segunda foi em Mafra.Era no ano de 2005 na Copa Norte.Minha primeira prova fiquei em oitavo.Somente teve treinos no domingo devido ao tempo.Em Mafra todos me falavam da Reta!Fiquei louco pra ir conhecer e com certo medo por não ter uma boa experiencia.Andei bem,peguei o jeito do carro e da pista que larguei em 2o no grid,foi demais.Acabei batendo por um totó na primeira bateria e larguei em 12o na segunda.Depois de 4voltas estava em 2o colocado atraz do Spanholi que foi campeão naquele ano merecidamente.Mais a Copa Norte deixava a desejar demais na organização que acabei perdendo o Tesão.E o Catarinense cada vez mais caro era complicado,ou ando com carro bom ou nem gasto meu dinheiro.Hoje tenho vontade de andar na TCC.Achei show porém essa pista de Canelinha vai mexer e muito com o campeonato na terra em SC.Mafra deveria entrar na Copa TCC.Vamos tentar Francis,sou parceiro nessa empreitada!Abraço ANDRÉ LUIZ UMBELINO