quarta-feira, 31 de março de 2010

"GOLeada" (2)

Outro piloto que acelerava muito - e ainda acelera - é o "dinossauro" João Alberto Finardi, natural de Passo Fundo (RS) e que adotou Curitiba (PR) para viver e defender nas pistas.
Este é mais um que faz parte de ótimas recordações da minha infância, além de ser um grande amigo.

João Finardi com o Gol da Antarctica e o tradicional número 8, herança de seu pai, o também piloto Aido Finardi, o "Rei das Curvas" a bordo da Carretera 8.

Foto: Acervo pessoal Luís Carlos Frantz

E começou o Paranaense de Terra

O Angelo Gomes, amigo e editor do site Ponta Racing, manda email com os links para dois vídeos seus na abertura do Paranaense de Terra no último dia 21 de Março em São José dos Pinhais.
Depois de ver os vídeos, cheguei a conclusão que o Angelo como piloto é um excelente fotógrafo... (perco o amigo e não perco a piada!).
Valeu Angelo, obrigado pela dica!



E aqui tem a galeria completa de imagens que o Angelo e a turma do Ponta Racing fez. Vale a pena a visita!

"Poeira" nas Mil Milhas de 1988

Recebi email do Fabiano Guimarães com 3 fotos de pilotos da terra em ação nas "Mil Milhas" de 1988.
Os 'cabras' em questão são José Bornemann, João Naumes, Marco Ferreirão com o Chevette 68 e Francisco "Chico" Maia, Oscar Branco e Gastão Weigert com o Gol 10.
A turma de pilotos catarinenses ou paranaenses que disputaram as Mil Milhas pelo menos uma vez é grande. Qualquer hora dessas farei uma postagem sobre isso.

O Chevette da 'trinca' José Bornemann /João Naumes / Marco Ferreirão...
... e o Gol de Francisco "Chico" Maia / Oscar Branco / Gastão Weigert.
O Fabiano também deu suas aceleradas no Paulista de Marcas, e quem quiser conhecer um pouco da história dele é só clicar aqui e 'cair' no blog "Histórias que Vivemos", do grande Rui Amaral Lemos Jr., também ex-piloto.

Fotos: Acervo pessoal Fabiano Guimarães

Atividade no "Aldo Leal Tramontini", em Santa Cecília

Recebo email do Ritchaderson Michaltchuk, o popular "Tiate", informando que o Autódromo "Aldo Leal Tramontini" recebeu no último dia 21 de Março a 2ª etapa do "Campeonato Serrano de Velocidade".
Na pista tinha Chevette, Passat, Voyage, Fusca, Opala e Gol, e o grande 'pega' da corrida foi entre Josias "Joba" Esmério e Gustavo Ely, ambos pilotos do Catarinense de Terra, assim como o Campeão 2009 da Stock Car Opala César Júnior Barp.
Abaixo algumas fotos.





Até onde eu sei, esse campeonato não existe "oficialmente", pois não está sob a tutela da FAUESC, entidade que é responsável pelo Automobilismo em Santa Catarina, assim sendo é um campeonato "clandestino" (acho esse termo muito pesado, mas é desse jeito que todos tratam da questão).
De minha parte só posso dizer que sou um antigo amante da pista de Santa Cecília e fico feliz em ver alguma atividade por lá. Espero que as melhorias e reformas que precisam ser feitas naquele autódromo realmente aconteçam e o "Aldo Leal Tramontini" volte a receber corridas do Catarinense.


Fotos: Acervo pessoal Ritchaderson "Tiate" Michaltchuk

terça-feira, 30 de março de 2010

"GOLeada" (1)

Conforme prometi no último domingo, começarei uma série com os pilotos que correram de Gol ao longo dos últimos quase 30 anos nas pistas de terra de Santa Catarina e do Paraná.
A ideia inicial era fazer só com pilotos que iniciaram suas carreiras no Gol, mas muita gente pediu para que a série fosse estendida à todos os pilotos que em algum momento correram de Gol, então assim será.
Aqui no POEIRA NA VEIA "a voz do povo é a voz de Deus".

Adianto que a série será bem longa devido a grande quantidade de "Golzeiros", então tenham paciência que aquele piloto que é o seu preferido vai aparecer aqui em algum momento.
Outro detalhe é que muitos pilotos correram vários e vários anos de Gol, e dentro do período em que pilotaram utilizaram diversos layouts, e o critério para escolha de qual dos modelos será colocado aqui é simples: qualquer um!

Na série "Há vida longe do Gol" quem teve a honra (ou não, vai saber...) de abrir as postagens foi Luís Carlos Frantz, de São Bento do Sul. Para a série "GOLeada" (recebi boas sugestões, e optei pela escolha do nome sugerido pelo amigo Larri, lá de Passo Fundo) escolhi outro representante daquela cidade: Leomar Fendrich Júnior, ou simplesmente "Zé" Fendrich, piloto de 1ª linha e um grande amigo.
"Zé" Fendrich com o Gol 9 da "Sicap Escapamentos" no Autódromo "Vale do Cobras", em Camboriú, em 1994.

Foto: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior

Resposta Desafio Poeira na Veia

Até que enfim!!! Demorou, mas consegui lançar aqui um desafio que ninguém acertou, nem o Adolf "Come Poeira", costumeiro "matador" de desafios aqui no POEIRA NA VEIA.
Pensei que não seria tão difícil, afinal de contas o piloto em questão disputou várias provas, mas já que ninguém descobriu de quem se tratava, isso merece uma postagem especial.

O piloto do Opala 20 da "Malhas Aracy" é o joinvillense João Gohr.
Foto: Acervo pessoal Maurício Reuter

Aniversariante do Dia (III)

E mais festa também na "ilha da magia", onde quem paga a picanha e o chopp é Leandro Gomez, piloto que retorna ao Catarinense de Terra nesta temporada e hoje comemora mais um ano de vida.
Parabéns, sucesso, felicidades e boa sorte!
Leandro...
... e o Gol 46 em São Bento do Sul.

Fotos: Ingo Hofmann / Acervo pessoal Leandro Gomez

Aniversariante do Dia (II)

E também tem festa bem longe de Santa Catarina, longe mesmo, em Rondônia, onde o Vice Campeão da Marcas "N" em 2009 Juliano "Juca" Bassani paga a festa pra turma.
Parabéns, saúde e muitas felicidades!
"Juca"...
... e o Gol 01 em ação em Lontras, na última etapa do Campeonato 2009.

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Ingo Hofmann

Aniversariante do Dia (I)

Festança por conta do Edson Herzog hoje em Jaraguá do Sul. O piloto do Gol 22 da Marcas N completa mais um ano de vida e paga a churrascada.
Parabéns, felicidades e muita saúde!


Edson...

... e o Gol 22 em ação em São Bento do Sul.

Fotos: Ingo Hofmann

domingo, 28 de março de 2010

A História do Automobilismo Brasileiro (8)

O Julio Cezar Kronbauer tá dando um banho na agilidade em disponibilizar no 'VocêTubo' o especial sobre "A História do Automobilismo Brasileiro" dentro do "Curva do S", no SPEED CHANNEL (canal 97 da NET).
E o que dizer deste programa? As imagens são, na minha opinião, as mais sensacionais que já foram exibidas até agora.
E a cara do Jan Balder? Não mudou nada, ele continua um 'moleque' apaixonado pela velocidade!
As reprises deste programa serão hoje a noite, às 21:00, nesta quarta (31/03), às 19:30 e 23:30, e sábado (03/04) às 10:00 e 12:30 horas.

Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:

E vem aí as "Mil Milhas de Autorama Paperslot"

Avisa o camarada Fabio Poppi (do blog PaperSlotCar) que no próximo dia 03 de Abril será realizada a 1ª edição das "Mil Milhas de Autorama Paperslot" em São Paulo, no Monza Autorama, localizado no bairro Moema.
A turma que for de 'Sampa' não pode perder essa. Várias réplicas dos anos 70 e 80 estarão na pista, uma mais bonita que a outra.


Imagem: Divulgação Fabio Poppi - PaperSlotCar

Nova série no "POEIRA NA VEIA"

Hoje a série "Há vida longe do Gol" chegou na postagem número 90. Desde o dia 5 de Janeiro passaram por aqui grandes nomes da velocidade na terra e no asfalto, mas chegou a hora de atender a uma enxurrada de pedidos querendo uma série "ao contrário" desta, mostrando pilotos que iniciaram suas carreiras com o Gol.
Pois bem, nesta semana começarei, mas preciso de um nome pra essa série, e o nome será escolhido por vocês.
Dêem sugestões aqui nos comentários (não aceitarei por email, tem que ser aqui mesmo) que a melhor 'batizará' os "Golzeiros" da terrinha.

Soltem a criatividade!

Há vida longe do Gol (90)

Após sair da Fusca Cross, o ponta-grossense Edmar De Geus ingressou no Paranaense de Terra com um Voyage, onde fez belas apresentações e conquistou vários pódios.
Também participou da Stock Car com um Opala no Paranaense.

Edmar De Geus com o Voyage 41.

Foto: Jornal Auto Pista (Agosto de 1988) - Acervo pessoal Sidney Andrade

Pra ninguém botar defeito...

Quem teve ânimo e disposição pra ficar acordado nesta última madrugada foi recompensado com uma das melhores corridas do últimos tempos na Fórmula 1. Sobrou - e muita - emoção da 1ª a última volta.
A chuva deu um 'tempero' especial nas primeiras voltas, bem como os acidentes, e em seguida o show particular de alguns pilotos, que hora se destacaram pelas ultrapassagens e hora pela inteligência na estratégia ou defendendo suas posições.
Foi sensacional, valeu cada minuto da corrida. Tomara que esse ano a gente seja presenteado com mais umas 10 provas assim.

Jenson Button fez uma corrida 'cerebral'...
... e foi recompensado com a vitória...


... restando a Robert Kubica a 2ª colocação e Felipe Massa em 3º.

Fotos: Internet

sábado, 27 de março de 2010

Aniversariante do Dia

Hoje tem Oktoberfest em Blumenau, e é tudo por conta do José Ramos, o 'seu' Zé, preparador de carros de corrida e uma figura espetacular!
Envolvido com Automobilismo desde a Santa Ceia, o 'seu' Zé sempre tem uma boa história pra contar, e ainda por cima foi ele quem faturou o título de Campeão na 1ª edição do Catarinense de Terra, em 1982, pela "Força Livre", preparando o 'Dójão' do Roberto Schramm, também blumenauense.
Parabéns 'seu' Zé! Saúde, sucesso, felicidades e muitos longos anos de vida, de pista e de POEIRA NA VEIA!
Roberto Schramm e José Ramos ao lado do 'Dójão' com o qual conquistaram o título na 1ª edição do Catarinense de Terra, em 1982...
... e eu e o 'seu' Zé em São Bento do Sul, no ano passado. Isso é um livro ambulante cheio de histórias fantásticas.

Fotos: Acervo pessoal James Ramos / Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

Calendário 2010 do Catarinense de Terra (ATUALIZADO)

Atualizando o calendário do Catarinense de Terra, que sofreu algumas mudanças após as chuvas na etapa de São Bento do Sul e de Lontras.

1ª Etapa - 17 e 18/04 - LONTRAS
2ª Etapa - 01 e 02 /05 - JOAÇABA
3ª e 4ª Etapas - 29 e 30/05 - CHAPECÓ (RODADA DUPLA)
5ª Etapa - 12 e 13/06 - (A Confirmar)
6ª Etapa - 17 e 18/07 - SÃO BENTO DO SUL
7ª Etapa - 14 e 15/08 - JOAÇABA
8ª Etapa - 11 e 12/09 - LONTRAS
9ª Etapa - 16 e 17/10 - JOAÇABA
10ª Etapa - 06 e 07/11 - LONTRAS

Imagem: Internet

Há vida longe do Gol (89)

Representando a cidade de Laranjeiras do Sul (PR), Darci Massuquetto estreou no Paranaense de Terra com um Chevette.
Fez belas apresentações e levou pra casa alguns troféus, especialmente nas corridas disputadas em Laranjeiras do Sul.

Darci Massuquetto e o Chevette 30 com o patrocínio da Kaiser.

Foto: Jornal Auto Pista (Dezembro de 1989) - Acervo pessoal Sidney Andrade

Saiu barato...

No início desta última madrugada foi lida a sentença do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. Ambos foram condenados pela morte da pequena Isabella Nardoni - filha de Alexandre e enteada de Anna Carolina - e pegaram 31 anos, um mês e dez dias e 26 anos e oito meses, respectivamente.
Pela atrocidade que fizeram, saiu barato, de graça!

Era mais do que óbvio que essa dupla de porcos nojentos era responsável pela morte da menina, pois enquanto a polícia fazia o levantamento do que havia acontecido no dia do crime, o merda do Alexandre batia papo no portão com outro policial, sem derramar uma única lágrima.
Nem é preciso ser pai ou mãe pra saber que esses pequenos seres despertam em nós os sentimentos mais nobres, e depois que nos tornamos pais de fato e de direito, isso fica mais evidente ainda.
Não queremos que nenhum mal aconteça aos nossos 'pimpolhos', buscamos protejê-los, queremos sempre o melhor pra eles e não é raro (muito pelo contrário!) abrirmos mão de alguma coisa que queremos em prol deles.


Se serve de consolo para a família e para os amigos, pelo menos há mais um anjinho no céu...

... enquanto em alguma cadeia qualquer dois lixos em forma de carne e osso estarão comendo às nossas custas.
Ah como eu queria que as coisas por aqui fossem como são nos Estados Unidos, China e alguns países do Oriente Médio.
Seria bem rapidinho pra fritar essas duas bostas desumanas numa cadeira elétrica, dar uma injeção letal ou fuzilar num paredão (e ainda cobrar o projétil da família!).
O pior de tudo é saber que eles tem grana, bons advogados e lá por 2025, se não antes, estarão nas ruas novamente beneficiados por "bom comportamento", o mesmo que não tiveram com uma criança de 5 anos.
Tomara que os "companheiros de cela" deles façam a devida justiça. Tomara!
Lei de merda. País de hipócritas!

Faltou dizer: se algo assim ou parecido acontece com os meus, sou capaz de roubar uma bala (ou um pote de margarina, isso sim dá cadeia) no supermercado só para ter o prazer de ser preso no mesmo lugar que eles, aí lá dentro a gente conversa no 'fio do bigode', à moda "velho oeste"...

Fotos: Internet

Batom na pista

Eis que uma das coisas mais esperadas dos últimos tempos acontecerá neste final de semana: teremos uma mulher na pista, acelerando!
Trata-se Camila Oliveira - filha de José Osvaldo Oliveira (Stock Car Omega) - que fará a estreia na Marcas N, com o carro do seu irmão, Pedro Henrique Oliveira, que desistiu de participar desta etapa.
Para os 'machistas de plantão', a menina foi umas das grandes revelações do kart catarinense dos últimos anos. Assim que pegar a mão do carro, vai "incomodar" muito...

Show de roda. É batom na pista!

Tomara que a próxima "muié" nas pistas seja a minha, a "dona da pensão". Se ela quiser, empresto até meu Fusca pra ela. Na rua ela dirige muito bem, e acho que faria bonito nas pistas...

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

sexta-feira, 26 de março de 2010

Lontras - Água no chopp novamente!

Notícia 'fresquinha' que acabou de ser divulgada pelo Automóvel Clube de Lontras: a 1ª etapa do Catarinense de Terra que estava prevista para este final de semana em Lontras foi TRANSFERIDA.
A nova data é 17 e 18 de Abril.

E o 'fiadapú' do São Pedro continua mais fanfarrão do que nunca!
Infelizmente não será neste final de semana que os pulmões matarão as saudades da poeira...

Foto: Automóvel Clube de Lontras

Aniversariante do Dia

Grandiosa festança hoje em Blumenau, onde Max Hermann Mohr assopra as velinhas e paga a carne e o chopp.
Além de piloto o Max é um grande incentivador do Automobilismo Catarinense, pois é o "pai" da Copa Santa Catarina de Automobilismo e mantém viva e empresta seu nome à pista de Ascurra, o "Autódromo Max Mohr".

Parabéns, felicidades e muitos anos de vida!
Max Mohr no pódio do Autódromo Internacional de Curitiba em 2009...
... e em 1994, em São Bento do Sul, quando ainda corria no Catarinense de Marcas. Ao lado do Max está seu filho, o também piloto Christian Mohr.

Fotos: Ingo Hofmann - Barulho de Motor / Revista Pista Livre (Março de 1994)

Há vida longe do Gol (88)

O paranaense Admir Pardo estreou nas pistas de terra com um Voyage e subiu ao pódio inúmeras vezes.
Mais tarde saiu da terra e ingressou no paranaense de asfalto, onde também obteve sucesso vencendo provas e indo ao pódio por diversas vezes, inclusive nas "500 Milhas de Londrina".

Admir Pardo com o belo Voyage 40 da "Semage".

Foto: Jornal Auto Pista (Dezembro de 1989) - Acervo pessoal Sidney Andrade

quinta-feira, 25 de março de 2010

Enquete - Turismo Clássico

Galera, tem uma nova enquete no ar no blog da Turismo Clássico. Não deixem de ler sobre o que se trata e principalmente, não deixem de votar!
A opinião de todos é importantíssima e vamos nos pautar naquilo que a maioria decidir para tomar as decisões.

É só clicar aqui pra ir até lá.

Desafio Poeira na Veia

Ultimamente os desafios tem sido muito fáceis, e esse é mais um com "melzinho na chupeta".
Sem dica nenhuma, nadinha, quero saber: quem é o piloto da imagem abaixo?
Fiz uma "arte" em cima do nome dele pra não entregar de bandeja...

Pra refletir, e muito!

Recebi este email de várias pessoas nos últimos dias, e apesar de ter cenas bem fortes e chocantes, decidi postá-lo aqui, pois trata-se de uma campanha realizada na Inglaterra pela TAC (Transport Accident Commission) e que teve um efeito drástico naquele país.
Depois desta mensagem, 40% da população da Inglaterra deixaram de usar drogas e se alcoolizar pelo menos nas datas comemorativas.
Não temos este tipo de iniciativa aqui no Brasil, e fica a sugestão à alguém que tenha acesso às autoridades públicas que sugira algum projeto ou campanha de conscientização e sensibilização nesta mesma linha chocante, pois só assim é possível atingir as pessoas.
Espero que assistam, reflitam e se julgarem interessante, repassem.
As imagens podem impressionar, portanto estejam preparados para os próximos 5 minutos e 22 segundos.


E nunca é demais lembrar: SE BEBER, NÃO DIRIJA!

Há vida longe do Gol (87)

E dá-lhe Chevetteiros! Outro piloto que escolheu este modelo para iniciar sua carreira nas pistas de terra foi Rogério Marquetto, que disputou o Paranaense de Marcas.
Andava forte e 'incomodou' muito os ponteiros.

Rogério Marquetto com o Chevette 75 da "Super Rojão".

Foto: Jornal Auto Pista (Novembro de 1989) - Acervo pessoal Sidney Andrade

quarta-feira, 24 de março de 2010

Subida de montanha em Teutônia (RS)

No último final de semana aconteceu a 2ª edição da "Subida de montanha Lagoa da Harmonia - Prova Bird Clemente", na cidade de Teutônia, no Rio Grande do Sul.
O evento foi um sucesso total e contou com a participação especial de Bird Clemente - que 'batizou' a prova este ano - e o Fórmula Júnior DKW construído em 1962 e que pertence ao acervo do
Museu do Automobilismo Brasileiro, comandado pelo Paulo Afonso Trevisan.
Bird e Paulo pilotaram o "Déka", que foi uma das grandes atrações.
Abaixo um vídeo da prova. Parabéns aos organizadores!

A dica do vídeo veio do Remi Rodrigues, lá de Joaçaba. Valeu Remi!

Há vida longe do Gol (86)

O paranaense Hamilton Júlio Júnior foi outro que se 'aventurou' nas pistas de terra com um Chevette.
Disputou o Paranaense de Marcas, onde sempre andou no pelotão da frente, inclusive vencendo várias corridas.

Hamilton Júlio e o Chevette 712 da "Bluttz Lanches".

Foto: Jornal Auto Pista (Agosto de 1987) - Acervo pessoal Sidney Andrade

Aniversariante do Dia

Hoje tem festa boa em Mafra, onde o Flaviano Ramos comemora mais um ano de vida e paga o chopp e a picanha.
Parabéns, saúde e que reorne em breve ao Catarinense de Terra!


Flaviano Ramos...

... e o Gol 2 em ação.

Fotos: Ingo Hofmann

Programa "Competição" 19/03/10

Abaixo o programa "Competição" exibido pela TVCOM no último dia 19/03, com destaque para o Motocross em Indaial, Arrancada de Caminhões, Alex Barros na Porsche Cup e João Adibe na GT Brasil .

Parte 1:



Parte 2:

Parte 3:

E vem aí Lontras... Será?!?!

Está marcada para este final de semana, dias 27 e 28, a abertura do Catarinense de Terra 2010 em Lontras, no Alto Vale.
Assim como já ocorreu em São Bento do Sul e Ascurra pelo Catarinense e pela Copa Santa Catarina, respectivamente, a previsão do tempo indica chuva.
A conclusão é simples: São Pedro é um 'fiadapú' que não quer mais ouvir ronco de motor e ver a poeira levantar.
A solução do problema é voltar a fazer corridas na terra com chuva, como ocorreu até a metade da década de 80, ou a turma levar para as pistas o "kit" abaixo, uma sugestão do "POEIRA NA VEIA" para 2010.





Imagem: Internet - Montagem "POEIRA NA VEIA"

segunda-feira, 22 de março de 2010

A História do Automobilismo Brasileiro (7)

Confesso que não pude assistir ontem e nem na página do 'VocêTubo' do Julio Cezar Kronbauer, mas recomendo que todos os façam: assistam a parte 7 do especial sobre "A História do Automobilismo Brasileiro" dentro do "Curva do S", no SPEED CHANNEL (canal 97 da NET).
As reprises deste programa serão nesta quarta (24/03), às 19:30 e 23:30, e sábado (27/03) às 10:00 e 12:30 horas.

Parte 1:


Parte 2:


Parte 3:


Parte 4:

Valeu Julio Cezar!

Aniversariante do Dia (II)

E tem festa grandiosa também em Joinville, onde Anderson Lobo paga o churrasco e o chopp.
Parabéns, saúde e felicidades!


Lobo...

... e o Gol 61 em ação.

Fotos: Ingo Hofmann

Aniversariante do Dia (I)

Hoje quem paga uma festa regada a muito chopp e picanha é o joaçabense Curt Lindner, ex-piloto do Catarinense de Terra.
Parabéns, sucesso e muitas felicidades!

Curt nas "500 Milhas de Londrina".

Foto: Ingo Hofmann

domingo, 21 de março de 2010

Ayrton Senna da Silva

Se estivesse vivo, hoje Ayrton Senna da Silva completaria 50 anos de vida.
Acredito que ainda estaria pilotando, obviamente não na Fórmula 1, mas em alguma categoria - provavelmente em carros de turismo - que lhe trouxesse condições de ser competitivo e lutar por vitórias, além de lhe render bons momentos de diversão ao volante.
Como forma de homenagear um dos maiores pilotos da história do Automobilismo mundial, abaixo algumas imagens da carreira de Senna.


Kart


Fórmula Ford


Toleman


Lotus



McLaren

Teste na Fórmula Indy

Williams

Acidente em Ímola...

... e o funeral do Tri Campeão.

Os números da carreira de Senna são impressionantes:
- 161 Grandes Prêmios disputados
- 41 vitórias
- 65 pole-position
- 87 largadas na primeira fila do grid
- 19 recordes de pista
- 614 pontos (média de 3,79 pontos por GP que disputou)
- 2.986 voltas na liderança
- 13.672 km na liderança
- 1º GP de F-1 disputado (GP do Brasil) 25/03/1984
- 1ª vez que subiu ao pódio (GP de Monte Carlo) 03/06/1984
- 1ª pole ganha (GP de Portugal) 21/04/1985
- 1ª vitória na F-1 (GP de Portugal) 21/04/1985
- última vitória (GP da Austrália) 07/11/1993
- última vez que subiu ao pódio (GP da Austrália) 07/11/1993
- correu 7 motores diferentes (Hart 1.5 L4T - 1984, Renault 1.5 V6T - 1985 e 1986, Honda 1.5 V6T - 1987 e 1988, Honda 3.5 V10 - 1989 e 1990, Honda 3.5 V12 - 1991 e 1992, Ford HB 3.5 V8 - 1993 e Renault 3.5 V10 - 1994) por 4 equipes diferentes: Toleman, Lotus, McLaren e Williams.
Conquistou as seguintes posições ao final de cada temporada:
- 1984 - 9º (Toleman Hart Turbo)
- 1985 - 4º (Lotus Renault Turbo)
- 1986 - 4º (Lotus Renault Turbo)
- 1987 - 3º (Lotus Honda Turbo)
- 1988 - Campeão (McLaren Honda Turbo)
- 1989 - Vice-campeão (McLaren Honda)
- 1990 - Campeão (McLaren Honda)
- 1991 - Campeão (McLaren Honda)
- 1992 - 4º (McLaren Honda)
- 1993 - Vice-campeão (McLaren Ford)
- 1994 - não pontuou (Williams Renault)

O "tema da vitória"...


... e a música que Tina Turner cantou em homenagem ao Senna: "Simply the best".

Tenho uma cópia da ficha de inscrição do Senna no Brasileiro de Kart que foi disputado em Chapecó em 1980. Lá consta o endereço, telefone, patrocinadores, tipo sanguíneo e tudo mais, além da assinatura dele.
Não vou disponibilizar este material aqui, pois é raríssimo. Alguns amigos já puderam ver, e quem quiser olhar isso ao vivo, terá que me fazer uma visita.
Valeu, Senna!

Fotos: Internet