quinta-feira, 21 de abril de 2011

LUTO

Até o último domingo, dia 17, eu nunca havia ouvido falar em Paulo Kunze, apesar de tê-lo visto correr em Maio de 2009, quando a "turma da poeira" esteve em Interlagos no "PoeirasTur". Não liguei o nome à pessoa, pois não o conhecia, e ainda assim fiquei extremamente triste com a morte dele ontem, em decorrência do acidente do último domingo em Interlagos.
Desde ontem li em muitos lugares (blogs, sites, etc.) alguns "entendidos" massacrando Interlagos, que deve ser urgentemente fechado, que a pista é assassina, etc. Pois bem, morreram 3 pilotos lá nos últimos 2 meses: primeiro foi João Lisboa, piloto de moto, depois Gustavo Sondermann, da Copa Montana, e agora Paulo Kunze, da Stock Car Light Paulista, mas o problema não é a pista, são as pessoas, em especial as que estão no comando do Automobilismo Brasileiro, ou seja, a CBA.
As duas últimas gestões da CBA, com Paulo Scaglione e atualmente com Cleyton Pinteiro, tem sido desastrosas, um lixo!
A turminha lá quer saber de carteiras, taxas e números, e o resto que se f...erre, como por exemplo os pilotos.
Será que as pistas de terra e o carros aqui do Catarinense e da Copa SC são tão melhores do que Interlagos e os carros da Copa Montana e da Stock Paulista? Acho que não, mas aqui algumas coisas são bem melhores que lá, tanto é que em 30 anos de poeira levantando nunca houve uma morte nas pistas daqui, e olha que já apareceu cada 'carroça' pra correr que por dinheiro nenhum eu colocaria minha bunda lá dentro.
Cabe aos pilotos fazerem as cobranças que devem ser feitas e ter a consciência que vale a pena comprar um cinto bom, um banco adequado, fazer um Santo Antônio bem construído e possuir todos os equipamentos necessários pra praticar um esporte de risco como é o Automobilismo. Ou vocês acham que um capacete de '30 pilas' vai salvar a cabeça de alguém numa capotagem mais séria? Eu tenho certeza que não...

Voltando ao Sr. Paulo Kunze: ele tinha 67 anos de idade. Isso é idade pra alguém pilotar um carro de corridas? É! Se um moleque de 16 anos que ainda tem a bunda cheirando a talco Pom-Pom pode fazer a carteira e acelerar, porque alguém com tanta experiência de vida não pode?
Procurei me informar o máximo que pude sobre Paulo Kunze, e descobri que ele teve uma infância pobre, lutou muito na vida e esteve no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas num determinado momento de sua vida, onde começou a sua virada.
Ele realizou um sonho correndo de carro, e como poucos, eu sei bem o que o Sr. Paulo sentia lá dentro do cock pit, solitário, na companhia do berro do motor.
Tenho certeza que ele aproveitou cada segundo em que esteve lá dentro e partiu feliz, realizado e leve, assim como eu partiria se morresse dentro um carro de corrida.
Se eu chegar aos 67, espero estar acelerando também.

Descanse em paz, Paulo Kunze!

Abaixo as imagens do acidente.





Vejam que o Santo Antônio absorveu muito bem o impacto, e o banco e o cinto estão 100%.

O vídeo aí embaixo é de um programa de TV chamado "Tempo de Ser Feliz", que fez um entrevista com o Paulo Kunze e sua história de vida. Vale a pena ver...


Fotos: Internet

11 comentários:

Angelo Gomes Pontaracing disse...

é impressão minha ou o tunel do cambio está bem retorcido, denunciando a violencia do impacto??
E sobre o que vc escreveu Francis, compartilho da mesma opinião.

Adolf Schartner disse...

Também concordo com o teu texto.
E provavelmente desse acidente só ficará um número nas estatísticas e o lamento dos responsáveis.

Adolf

Francis Henrique Trennepohl disse...

Sim Angelo, o túnel está todo retorcido mesmo.

Adolf, é isso aí, vai virar estatísca e ponto final.

Junior disse...

E o pior como nesta categoria não tem ampla cobertura de TV. Nosso companheiro de esporte e vicio, é provavel q nem ganhe um minuto de siléncio.

É tragico o q vem acontecendo, a vida (e morte) dos atletas(pilotos) é só o reflexo da situação de UTI em que o esporte (automobilismo)se encontra.


Vá em Paz Paulo.....

Anônimo disse...

Fico assustado de ver estas imagens, com tanto aparato que se usa pra ter segurança eu me pergunto; "onde está a segurança???"
Tenho mulher e três filhos e vendo isso me dá um certo medo de entrar na pista com o voyage #7 TCC.
Lamentável.

Déco #7

Beto Carlassara disse...

A sensação de impotencia diante de casos como esse do Paulo é sem dimençào, nós pilotos que saimos do seio das nossas famílias para ir fazer aquilo que mais gostamos, já começamos a pensar duas veses pois com tudo que tem acontecido ultimamente a dúvida fica evidente em nossa cabeça. Até quando nossa vóz irá ficar sufocada! Será que vamos ter que passar pois este pesadelo para que talves as coisas mudem!Quando é que será formada a tão sonhada comissão de pilotos para tratar de assuntos os mais variados entre eles a SEGURANÇA tanto de pilotos como público com a direção da nossa entidade maxima no estado Fauesc? Pensamos nisso pessoal e se Deus assim permitir não precisemos passar por situações trágicas. Um abraço a todos.

Marcelo Pacheco #49 disse...

Ví a noticia no dia seguinte ao acidente e esperava que este sr se recuperasse. Uma pena que não tenha conseguido.
Como disse o Jr, não teve nehuma visibilidade na midia como foi o da Montana.
Uma lástima, mais um piloto que corria por amor ao esporte se vai. Descanse em paz...

Marcelo Pacheco #49 disse...

emocionante o vídeo. minha mulher perguntou o que era, eu disse que um piloto de 67 anos que faleceu. ela perguntou se num acidente de corrida, eu disse: não.
já bastou ela estar assistindo comigo o acidente da montana.

Ingo Hofmann disse...

Insisto: Ninguém tem preocupação com o piloto.
Piloto tem que estar o tempo todo com o instinto de preservação à tona. Tem que se compartar como piloto de avião, não é porque está na terra e não no ar, pode relaxar com sua segurança.
Neste final de semana apareceu no Autódromo Internacional de Curitiba um ômega feito sei lá onde. Só em olhar para o carro via-se que aquela coisa não oferecia a menor segurança. Na 1ª volta, da 1ª corrida, atravessou à frente de outro compedidor, levou uma pancada e acabou-se como carro de corrida. Felizmente o piloto nada sofreu. Se o cara quer arriscar o pescoço em uma corrida que vale U$ 1.000.000, até dá para entender, mas quando o máximo que vai conseguir é um troféu, ai é sinal de desleixo com a própria vida mesmo.

Ike Nodari #41 disse...

O que está acontecendo no início de 2011 talvez seja o reflexo de anos de abandono do automobilismo brasileiro. A cada notícia dessas, eu vejo um olhar de censura vindo de minha esposa. Faço minha as palavras do Francis, bem como as de todos aqueles que tem o automobilismo como paixão e lazer, mas veem que o mesmo vem sendo tratado como mercadoria de troca por benésses e um negócio a mais. Abraços

Francis Henrique Trennepohl disse...

Assino embaixo dos comentários que vocês fizeram, e sobre o do Ingo, digo mais: ninguém se preocupa com os pilotos, especial e principalmente os próprios.
Gastam 8 mil reais em suspensão, mas na hora de comprar um capecete, um banco ou cinto DECENTES, não tem grana, estão 'quebrados'...
Cada um sabe onde aperta o seu calo, e eu sempre quero voltar pra casa inteiro e vivo.
Prefiro andar em 'quaquagésimo' com segurança do que lá na ponta arriscando o pescoço com um baita motorzão e zero de segurança...