sábado, 3 de março de 2012

Formula 1.6: Crescimento progressivo

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - Categoria cresce sem perder a meta do baixo custo.
Em um ano de boas novidades no automobilismo do Rio Grande do Sul a Formula 1.6 que foi uma das principais revelações da temporada 2011, traz mudanças que buscam aumentar a competitividade e equilíbrio entre as equipes. A categoria está sendo gerida por uma associação de pilotos e preparadores que se uniram para promover e trabalhar em conjunto com a Federação Gaúcha de Automobilismo. O presidente da associação é o piloto Ismael Toresan que já trabalha em prol da categoria, tendo nesta última semana apresentado ao Conselho Técnico Desportivo Gaúcho o regulamento da categoria para a temporada 2012.
E as mudanças para a temporada 2012 são várias, principalmente no campo técnico, onde se destacam a adoção a injeção eletrônica Pro Tune, fornecida e desenvolvida pela empresa gaúcha Dacar Motorsport e composta pela central propriamente dita, mais Dash Displays com função touch screen, GPS e software para análise de diversos dados, importantíssimos para uma categoria de formula. A injeção é um largo passo da categoria para a modernização, que possibilitará as equipes e pilotos se habituarem a lidar com um sistema semelhante ao que está presente em praticamente todos os monopostos do mundo.
Além do novo sistema de injeção, uma boa novidade é a adoção dos pneus argentinos NA Carrera que estão sendo disponibilizados no Brasil por Johnny Bonilla que fechou um acordo de fornecimento dos pneus para a categoria, além de atender as necessidades que a comissão organizadora da Formula 1.6 solicitou. Os pneus utilizados na Formula 1.6 devem durar duas etapas consecutivas, para manter o custo baixo. Em testes realizados no último mês no autódromo de Guaporé os pneus NA Carrera se mostraram rápidos, constantes e com ótima durabilidade, além de um custo acessível.
Os patrocinadores da categoria para a temporada 2012 serão divulgados em breve, tão logo os contratos e demais detalhes burocráticos sejam resolvidos.
Com estas novidades, o pacote da Formula 1.6 se torna ainda mais interessante para pilotos que queiram iniciar sua carreira no automobilismo de competição. Todas estas novidades estarão estreando nas pistas no próximo dia 25 de março, no autódromo do Velopark durante a etapa inaugural da temporada 2012 do Campeonato Gaúcho de Formula 1.6 que fará a temporada 2012 competindo oito etapas em conjunto com a Copa Fusca, Marcas & Pilotos e Veloce Cup.



Texto e foto: Erlon Radl - AutomobilismoOnline

Um comentário:

Carlos Giacomello disse...

Valeu pela divulgaçção Francis. O passo que a F1.6 está dando é o maior dos ultimos 10 anos e só foi possivel pela consistência do grid, pois, pelo custo da mudança, com certeza alguns carros serão perdidos num primeiro momento. Como o grid se consolidou perto dos 20 carros, mesmo com alguma "baixa",ainda assim fica atrativo.
Carlos Giacomello
Comissão da F1.6