sábado, 9 de fevereiro de 2013

Aprendizagem foi a palavra-chave para João Vitor Barcelos na 1ª etapa da Copa SP Light

Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - Ultrapassagens, boa performance do kart e alinhamento entre a equipe evidenciaram uma boa disputa

Uma boa corrida se mede com diferentes variáveis. As ultrapassagens de uma corrida de superação emocionam. Ver um piloto que largou na 6ª posição, caiu para a nona após um toque e cruzou a linha de chegada em quinto, fazem vibrar o público. Mostram ainda todo o potencial e garra do piloto. Ainda mais se o piloto é apenas uma criança. Diante de tudo isso, o aprendizado adquirido por João Vitor Barcelos (Calliari Preparações - Afinatto Eventos – I&M ) foi sua maior conquista, durante a 1ª etapa da VI Copa São Paulo Light de Kart, que aconteceu em Interlagos, em São Paulo (SP), no último final de semana.

Após dois dias de treinos e uma tomada de tempo que o colocou na sexta posição, largando por fora, João Vitor só pensava em melhorar seu desempenho. A etapa em Interlagos da Copa São Paulo Light de Kart, no sábado, foi sua estreia na categoria Cadete. E o jovem piloto catarinense, de apenas oito anos, mostrou a que veio. “O João entrou na corrida com muita vontade de estar no pelotão da frente e, para isso, era necessário muito mais que pisar fundo. Ele precisava de concentração e frieza na pilotagem”, avalia Fabrício Barcelos, pai do piloto.

Na primeira bateria, João Vitor perdeu três posições já na largada. A partir da segunda volta, começou uma sequência de ultrapassagens e belas disputas, terminando em quinto, numa corrida emocionante. Na segunda bateria, o piloto catarinense continuou o alto desempenho, chegando à última curva em terceiro. Mas, ao se envolver em um acidente, terminou a segunda bateria em décimo. No resultado final, João Vitor ficou na oitava posição. “Cada etapa significa um amadurecimento do João. Saber em que momento é preciso agressividade, em que momento é melhor se resguardar, reconhecer as estratégias e estilos dos adversários, tudo isso ele está aprendendo cada vez mais”, observa Fabrício.

Conforme já esperava o preparador Clóvis Calliari, o acerto do kart contou muito com a participação de João Vitor, garantindo uma boa performance ao piloto. “O Clóvis e o João chegaram ao acerto do kart, talvez o mais próximo da perfeição possível, o conjunto preparador, kart e piloto funcionou mais uma vez com grande perfeição”, avalia Fabrício.

Numa categoria com muitas disputas e com pilotos mais experientes, João Vitor precisou enfrentar o ambiente de acidentes que tomou conta da corrida. Mais uma vez, uma ação de aprendizado. Tanto para o piloto, como para quem participa das provas como um todo. “Precisamos lembrar que, apesar de ser um esporte de alto risco, é possível minimizar estes riscos com punições por parte da direção da prova e não deixar acontecer um acidente mais grave. Antes de serem pilotos, são crianças e queremos que saiam ilesos no final de cada bateria”, ponderou Fabrício.

A próxima etapa da Copa São Paulo Light de Kart acontece no dia 23 de março. Para mais informações sobre o piloto, acesse: www.facebook.com/pilotojoaovitor.


Texto: Tatiana Fiuza / Inovação & Mercado Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: