quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Clóvis Roberto Concatto (VI)

Seguindo com a temporada 1986, onde além do Catarinense de Terra Clóvis "Chulé" Concatto disputou o Interestadual PR/SC (que saudades desse campeonato!).
"Chulé" na pole em Palmeira (PR), tendo atrás Oílson de Carvalho e Pedro Genildo Machado.
O belíssimo Opala 17 em Mafra...
... e o duelo de "Chulé" com Sady Bordin Filho.
Roberto "Beto" Pruner x Clóvis "Chulé" Concatto: só quem viu sabe que pega era esse!
"Chulé" em Palmeira (PR).
"Chulé" fazendo uma das coisas que menos gostava: dando entrevista. Detalhe para o repórter com seu 'look fashion' da época...
Desfile de 7 de Setembro em Chapecó era sagrado ter o 17 na avenida.

Fotos: Acervo pessoal Clóvis Concatto

A 1ª vitória do Opala

Novamente o Júlio Cordeiro colabora com material sensacional para o blog.
Destaque para os nomes dos pilotos da época.
Vale a pena e recomendo a leitura de cada linha da matéria abaixo.




Imagens: Revista AutoEsporte - Acervo pessoal Júlio Cordeiro

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"PoeirasTur" - Hoje é o último dia

Hoje é a "última curva da última volta" pra confirmar presença na viagem para o Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS).
A programação é a seguinte:
Sexta feira (30/10)
- saída de Balneário Camboriú, às 21:30;
- 22:30 parada em Floripa para pegar uma parte da turma;
- 02:00 parada em Lages para pegar o restante do pessoal.
Sábado (31/10)
- 07:00 chegada em Passo Fundo, indo diretamente ao Museu do Automobilismo Brasileiro, onde passaremos o dia;
- por volta de 18:30/19:00 horas iniciamos o retorno;
- 23:30 chegada em Lages;
- 03:00 chegada em Floripa;
- 04:00 chegada em Balneário Camboriú.
Os dois únicos horários que serão rigorosamente cumpridos são o da partida na sexta a noite e da chegada em Passo Fundo no sábado pela manhã. Os demais tem um certa flexibilidade e podem ser adiantados ou atrasados um pouquinho.
Entre hoje e amanhã passo por e-mail para os que irão nesta viagem os locais e todas as orientações para a viagem.
Quem quiser ir, tem até hoje às 14:00 horas pra se manifestar. Depois disso, já era...
O valor é de apenas R$ 185,00 (ida e volta, em ônibus LEITO, com 'quitutes' e bebidas a bordo) e todas as informações estão aqui.
Vamos ao Museu!

O ônibus NÃO será esse, e sim um bem melhor (um leito de 30 lugares)!
Passo meus dados bancários para depósito por e-mail. Basta solicitar através do fht2competicoes@gmail.com

Imagem: Internet

A "panca" do Jean Paul

No início deste mês o Jean Paul Bes tinha me prometido lá em Curitiba que mandaria algumas fotos do seu acidente em Laranjeiras do Sul (PR), em 1988.
Eu já ouvi a história dessa 'porrada' dezenas de vezes, com detalhes que arrepiavam só de ouvir em função da violência do acidente.
Pois bem, o Jean Paul mandou as fotos e a história, e antes de você ler e ver o que aconteceu, já adianto: ele nasceu novamente e pode comemorar aniversário 2 vezes por ano...

Abaixo o e-mail do Jean Paul:

"Olá Francis,
Segue as fotos do meu acidente em Laranjeiras do Sul - 1988
Resumidamente, faltando 3 voltas para o fim da corrida, eu vinha em 1° lugar e o Tancredo Rocha vinha em 2° grudado em mim.

Como eu já tinha falado, nesta pista os Chevettes andavam muito mais que os Gol, Passat e Voyage, nós fazíamos de pé embaixo as duas curvas no final da reta, a descida e a "curva do tobogã" (primeira foto abaixo), aonde nós chegávamos a cerca de 7100rpm em 4ª (o contagiro era Monster americano com shift light e corte de ignição), o que dá cerca de 190km/h, além desta parte da pista ser como um túnel escavado, sem área de escape.
Nesta volta aconteceu um acidente com um Gol e um Chevette (segunda foto abaixo) que fechou a pista, resultando na minha batida no Chevette parado, e ao mesmo tempo o Chevette do Tancredo acertou a minha lateral traseira, quebrou o diferencial no meio e chegou a empurrar o meu banco (fraturei costela, clavícula e vértebra), isto graças ao meu 'Santantônio', que era de tubo de aço sem costura com solda MIG (padrão FIA) e aguentou inteiro(última foto abaixo).
O resultado foi que graças ao Sr. Altair Barranco, que conseguiu um avião emprestado do Pedro Mufatto, que estou aqui escrevendo este e-mail, pois no hospital em Curitiba que tinha recursos quase fui desta para melhor (23 dias em coma), imagine lá em Laranjeiras!!
Mas não parei totalmente, corri 2 vezes nas 12 Horas de Curitiba (5° em 1993 e 4° em 1994), inclusive subindo no pódio junto com o Altair Barranco em 1993, que correu de Opala Stock.
Abraços,
Jean Paul
"


As fotos abaixo falam por si só.





Fotos: Acervo pessoal Jean Paul Bes

Programa "Velocidade" 24/10/09

Abaixo o programa "Velocidade" que foi ao ar no último sábado pela TVBV (Band).
A 7ª etapa da Copa Peugeot em Curitiba, é o destaque do programa.
Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:

terça-feira, 27 de outubro de 2009

"PoeirasTur" - Amanhã é o prazo final!

O prazo final para confirmar presença na viagem para o Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS), é amanhã!
Mesmo já tendo escrito várias vezes sobre como funciona o Museu, vou repetir novamente, pois muitos escreveram e-mails dizendo que em breve irão para o RS e aproveitarão para passar no Museu, e não é bem assim.
1 - o
Museu do Automobilismo Brasileiro, através de proprietário e mantenedor Paulo Afonso Trevisan, abre suas portas apenas para convidados e em ocasiões especiais;
2 - Essa visita da 'turma da poeira' deverá ser a última do ano. O Museu deverá reabrir para novos visitantes somente em Janeiro ou Fevereiro, previamente convidados e agendados.
Ainda há vagas e o valor é de apenas R$ 185,00 (ida e volta, em ônibus LEITO, com 'quitutes' e bebidas a bordo) e todas as informações estão aqui.
É nesta sexta feira, vamos pra estrada!

O ônibus NÃO será esse, e sim um bem melhor (um leito de 30 lugares)!
Passo meus dados bancários para depósito por e-mail. Basta solicitar através do fht2competicoes@gmail.com

Imagem: Internet

Auch! (II)

Na última etapa da Pick Up Racing, disputada domingo passado em Curitiba, um forte acidente assustou quem via a corrida pela TV ou estava no Autódromo.
Durante uma disputa por posições, Thiago Riberi era pressionado por Rafael Iserhard, que ao tentar passar o concorrente acabou sendo 'espremido' para fora da pista, perdendo o controle do seu carro e batendo violentamente na Pick-Up de Douglas Soares, que estava parada ao lado da pista após o abandono de Soares.
Não bastasse isso, o carro de Iserhard atravessou a pista e ainda bateu no muro, iniciando em seguida um incêndio, que rapidamente foi controlado pelos fiscais.


O momento da pancada de Rafael Iserhard no carro de Douglas Soares.


E o vídeo que está no 'VocêTubo' com o acidente.
As imagens não são das melhores, mas dá para se ter uma idéia da violência do acidente.
Como assisti a corrida pela TV, vou dar minha opinião sobre este acidente: Thiago Riberi deveria ter saído algemado do carro, por tentativa de homicídio.
Aquilo não é coisa de campeão fazer. Aliás, quem tem juízo e responsabilidade não faz aquilo.
Tomara que a CBA mande ele ficar em casa pelo menos 1 ano pensando na grandiosa merda que fez e na sorte que o Rafael Iserhard teve, porque poderia ter sido mais uma tragédia na Stock.
Foto: Fernanda Freixosa - Agência WE


ATUALIZANDO 10:45
Tem também este vídeo que o Angelo Gomes mandou o link.

Clique
aqui para ver.

Auch! (I)

Surgiu algum tempo atrás aqui no Sul do Brasil a "Fórmula Sul", categoria que corre com os caminhões 'aposentados' da Fórmula Truck.
Numa etapa em Tarumã um grave acidente chamou a atenção.
Pelas informações repassadas, o piloto não sofreu nada grave, mas as imagens são assustadoras!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Clóvis Roberto Concatto (V)

Depois de ter destruído seu Opala 4 portas no final de 1985, "Chulé" Concatto estreou na temporada de 1986 seu Opala 2 portas (coupé).
Clóvis Concatto (Opala 17 - Frigorífico Chapecó) larga na frente em São Carlos, seguido de Roberto Pruner (Opala 34 - Bonplac) e Edson Gil Marchetti (Opala 112 - Molas Marchetti).
"Chulé" contornando a curva 1 em São Carlos...
... e largando na ponta em Joaçaba, no "Cavalo de Aço".
Na 'curva do lago' Clóvis Concatto é seguido por William Sabatke (Opala 12 - Orwisa) e Roberto Pruner (Opala 34 - Bonplac)...
... e na mesma curva "Chulé" vem levando um 'calorão' de Beto Pruner...
... e a recompensa: a vitória!

Fotos: Acervo pessoal Clóvis Concatto

"PoeirasTur" - É nesta semana!

O prazo seria amanhã, mas consegui prorrogar até quarta feira (às 17:00 horas) para passar a listagem de passageiros.
Um dia a mais pra galera se mexer!

Com a mudança de data da Copa SC (cadê a chuva?!?!), alguns me deram o cano (pra mim, a palavra ainda vale muito!), mas a viagem sai de qualquer forma.
Sairemos de Balneário Camboriú na sexta feira, dia 30/10, por volta das 21:30 ou 22:00 horas rumo ao Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS), com seus quase 90 carros no acervo.
Um dia vai ser pouco pra ver tanta coisa bacana, mas tenho certeza que vai valer a pena cada segundo.
Da turma do Oeste - irão de carro e nos encontrarão lá em Passo Fundo - já tem bastante gente confirmada, então vai ser show!

Mais uma vez lembro aqueles que acham que podem ir a qualquer hora lá no Museu que não é bem assim que funciona.
O
Museu do Automobilismo Brasileiro abre somente para convidados, não é aberto ao público, e o Paulo Trevisan, proprietário do Museu, nos honrou muito com este convite.
O valor é de apenas R$ 185,00 (ida e volta, em ônibus LEITO, com 'quitutes' e bebidas a bordo). Todas as informações estão aqui.
No excelente Blog do Sanco tem o relato da viagem que a turma do RS fez ao Museu. Clique aqui e veja a emoção de quem já esteve lá.
Vamos pra estrada, turma da poeira!
O ônibus NÃO será esse, e sim um bem melhor (um leito de 30 lugares)!Passo meus dados bancários para depósito por e-mail. Basta solicitar através do fht2competicoes@gmail.com

Imagem: Internet

Mais do Elmes Marinho

Seguindo com mais algumas fotos do Elmes Marinho, enviadas pelo Ezequiel Vieira, de Lages.
Elmes Marinho e Maurício Reuter, em Joaçaba.
Elmes Marinho e Antônio Jamir Negrello em São Bento do Sul.
Elmes em Lontras...
... e o pódio. Da esquerda para a direita: Gilberto "Beto" Carlassara (6º), Pedro Genildo Machado (4º), Elmes Marinho (2º), José Carlos Franzói (1º), Maurício Reuter (3º) e Mário Fontanella (5º).

Fotos: Acervo pessoal Ezequiel Vieira

domingo, 25 de outubro de 2009

Dudu sensacional!!!

Terminou instantes atrás em Curitiba a 7ª etapa da Copa Vicar (Stock Car Light), e Eduardo Berlanda deu um SHOW DE PILOTAGEM e acabou a corrida na 2ª posição, e só não venceu porque Rodrigo Sperafico tem 'muitas horas de vôo' dentro das pistas e soube defender-se extremamente bem dos ataques do Dudu, que de quebra fez a melhor volta da prova.
Foi muito emocionante ver no pódio esse 'moleque' que eu conheci criança, vi começar no kart, ser campeão no kart, depois começar na terra, ser campeão também e agora brilhando na Stock.
Da mesma forma foi emocionante ver toda a 'gurizada' da FF Racing vibrando e pulando muito com o resultado.
Parabéns Dudu! Parabéns Arildo! Parabéns FF Racing!

Com este resultado, Dudu sobe da 16ª para a 10ª posição na classificação geral.
O outro piloto da FF Racing, o também catarinense Afonso "Ike" Bastos abandonou na 2ª volta.

Foto: Fernanda Freixosa - Agência WE

Desafio Poeira na Veia

Essa vai ser mais fácil do que tirar doce da boca de criança. A imagem é de 1986, feita em Santa Cecília.
Quem são as figuras abaixo?

Muito fácil essa!

Foto: Acervo pessoal Clóvis Concatto

Nobres do Grid

A dica veio do amigo Adolf "Come Poeira" Schartner, e vale a pena a visita.
O Adolf escreveu:

"Oi Francis.
Navegando pela internet descobri esse site: NOBRES DO GRID.
Contam aí a carreira do piloto de Carretera Paulo Buso (tio do Carlos Buso, que corria com Opala nos anos 80).
Eu conhecia o Paulo Buso muito bem. Ele tinha uma fazenda aqui perto de Palmeira, e muitas vezes eu ia lá para tomar um vinho caseiro delicioso que o sr. Paulo fazia.
Então o sr. Paulo me contava essas histórias todas. Inclusive uma que ele me dizia que fez o recorde entre Palmeira e Ponta Grossa, que foi de 12 minutos. O trecho tem em torno de 40 km, que na época era todo cascalhado.
Paulo Buso faleceu a 25 de fevereiro de 2002. É muito interessante o relato do site.
Abraço."
Para ir direto a página que conta sobre a carreira do Paulo Buso, clique aqui. É sensacional!

A Carretera 10 do paranaense Paulo Buso.

Foto: Site Nobres do Grid

"6 bocas"

Dica vinda do Gabriel "Koyzinho" Bechtold: 6ª etapa da Stock em Curitiba.
Pegas fantásticos em um belíssimo vídeo editado pelo Angelo Gomes, do
Ponta Racing.
É só abrir o vídeo abaixo que automaticamente reproduz as 3 partes.


Obrigado pela dica, Gabriel!

sábado, 24 de outubro de 2009

Clóvis Roberto Concatto (IV)

Em 1985 o chapecoense Clóvis "Chulé" Concatto fez sua última temporada com o Opala 4 portas.
O destino do carro ao final daquele ano foi o ferro velho...

O Opala 17 em São Carlos. Lá atrás o Fusca 29 do Edemor Lupatini e o Fusca 23 do Leonir Sangalli.
Em Joaçaba...
... e em São Bento do Sul.
Em São Carlos "Chulé" recebe o troféu de 2º colocado, na vitória de César Dini, de São Miguel do Oeste. O 3º colocado foi Plínio Klauck, de São Carlos.
Nesta época ainda se corria na chuva, e os carros mais pareciam que haviam participado de um rali...
... e o final da trajetória do 4 portas, após alguns capotes.

Fotos: Acervo pessoal Clóvis Concatto

Acelera, Dudu! Acelera, Ike!

Neste final de semana está acontecendo em Curitiba a 7ª etapa da Copa Vicar (Stock Car Light), e 2 catarinenses novamente estão na pista: Eduardo Berlanda (carro 17) e Afonso "Ike" Bastos (carro 16), ambos defendendo as cores da FF Racing, do competentíssimo Arildo Frankenberger.
Ontem o Dudu mandou ver bem no pé direito e ficou com o melhor tempo do dia nos treinos livres, enquanto o Afonso ficou em 21º.

Acelerem aí, gurizada! Estamos na torcida por vocês!

ATUALIZANDO ÀS 11:40 - Dudu marcou o 4º tempo no classificatório que terminou instantes atrás. Afonso fez o 21º tempo.
A corrida amanhã começa às 13:00, com transmissão ao vivo pelo canal Speed.


Foto: Google

Aniversariante do Dia

Hoje a festa é meio longe (em São Paulo), mas é de um grande camarada, pessoa sensacional que tive o prazer de conhecer este ano: Fabio Seixas!
O Fabio é jornalista (Folha de São Paulo) e esteve em Lontras na 3ª etapa do Catarinense, em abril, e ficou encantado com o que viu.
Esperamos que volte em breve.
Parabéns, felicidades e muito sucesso!

Fabio Seixas com Paulo Afonso Trevisan, do Museu do Automobilismo Brasileiro, no "QG" das Carreteras em Lontras.
Este foi um final de semana inesquecível!

Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Museu do Automobilismo Brasileiro x Copa SC

Recebi desde o meio dia de hoje - quando foi anunciado pela FAUESC que a 4ª etapa da Copa SC foi transferida para a semana que vem - uma enxurrada de e-mails perguntado como ficaria a viagem ao Museu do Automobilismo Brasileiro, então respondo aqui, publicamente: FICA COMO ESTÁ!
Não há motivo nenhum para alterar a data, afinal de contas, a ida para Passo Fundo está marcada desde o dia 29 de Setembro.
Além do mais, na madrugada de domingo estaremos de volta, então quem quiser pode ir pra Ascurra e assistir tranquilamente as baterias (se São Pedro permitir, porque vai chover assim lá na casa do chapéu!).
É isso, estão avisados. A Copa SC NÃO interfere em nada na viagem.
E quem não for nesta viagem, com certeza irá se arrepender do que perderá...
Informações sobre a viagem aqui.

"PoeirasTur" - Falta só 1 semana!

Falta só 1 semana! Na próxima sexta feira, dia 30, partiremos rumo ao Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS).
Ainda restam algumas vagas, e o prazo final para confirmar a presença é na próxima terça, dia 27.
Sairemos de Balneário Camboriú na sexta feira, dia 30/10, por volta das 21:30 ou 22:00 horas, fazendo parada em Floripa, Alfredo Wagner e Lages, chegando em Passo Fundo na manhã de sábado, dia 31, onde passaremos o dia no
Museu do Automobilismo Brasileiro e retornaremos no fim da tarde.
São quase 90 carros no acervo do Paulo Trevisan, além de outras preciosidades, e vale muito a pena aproveitar a oportunidade.
Para aqueles que acham que podem ir a qualquer hora lá no Museu, comunico mais uma vez que ele não é aberto ao público. Funciona somente para convidados e em ocasiões especiais, então não deixe de participar.

O valor é de apenas R$ 185,00 (ida e volta, em ônibus LEITO, com 'quitutes' e bebidas a bordo). Todas as informações estão aqui.
Vamos nessa, turma da poeira!

O ônibus NÃO será esse, e sim um bem melhor (um leito de 30 lugares)!
Passo meus dados bancários para depósito por e-mail. Basta solicitar através do
fht2competicoes@gmail.com

Imagem: Internet

Dado Andrade e o Opala Divisão 3

A imagem e a história que o Claude mandou são sensacionais. Diz ele:
"Nesta corrida o Dado fez a pole mas não levou porque os paulistas esqueceram de cronometrar.

Pra completar, o Dado largou em último e na primeira volta já tava na frente, quando parou por falta de combustível. Esquecemos de abastecer com toda a confusão das reclamações, e o Dado só ficou sabendo vários dias depois... hahaha"
Ainda bem que só contaram depois. Se fala isso pro piloto na hora que o sangue está quente, uma tragédia acontece nos boxes.
Dado Andrade no grid, e ao lado do Opala o mecânico Roberto "Barriga".

Foto: Acervo pessoal Claude Bes

Aniversariante do Dia

A Marejada já acabou, mas a festa continua em Itajaí!
Hoje quem paga a carne e a cerveja é Rafael Hubert, piloto que disputa a categoria Marcas "B" no Catarinense e na Copa SC.
Parabéns e muitas felicidades!


Rafael...

... e o Gol 27 em ação.

Fotos: Ingo Hofmann

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Clóvis Roberto Concatto (III)

Depois do Opala 4 portas branco, Clóvis "Chulé" Concatto fez a estreia do Opala amarelo, também 4 portas, mas agora com o patrocínio do "Frigorífico Chapecó", que lhe acompanhou por vários anos nas pistas.
"Chulé" com a esposa e as filhas em São Carlos. Ao fundo, na esquerda, o Opala vermelho e branco, número 29, do piloto Zeca Kolling. O barbudo de camiseta listrada é o Bruno Nicaretta, ex-presidente do Automóvel Clube de Chapecó.
Grid de largada em Santa Cecília. Na pole Clóvis "Chulé" Concatto (Opala 17 - Frigorífico Chapecó), tendo ao seu lado William Sabatke (Opala 12 - Orwisa), seguido por Pedro Lecheta (Opala 113 - Lecheta) e Mário Wilson Soares (Opala 10 - Carpizza).
Na minha opinião este foi o maior 'pega' de todos os tempos: Clóvis "Chulé" Concatto x Roberto "Beto" Pruner, alternando sempre a ordem das colocações.
Esses dois na pista saia faísca, e eram a alegria das oficinas de chapeação na segunda feira...

"Chulé" em São Bento do Sul...
... e "pra variar", disputando com "Beto" Pruner.
No antigo Autódromo "Arthur Breithaupt", em Jaraguá do Sul. Depois desse veio outro, mas 'morreu' também. 
Outra pista que 'morreu': Mafra.
Pódio em Joaçaba: César Dini em 2º, Clóvis "Chulé" Concatto em 1º. O 3º não consegui identificar. Se alguém souber quem é, por favor avise.
ATUALIZANDO: O 3º colocado é o "gaiteiro" Mário Wilson Soares (Opala 10 - Carpizza), já falecido.

Fotos: Acervo pessoal Clóvis Concatto

Vamos ao Museu!

O Carlos Henrique Nodari, ou simplesmente "Ike" Nodari, é um completo 'tarado' pela velocidade e um 'blogueiro de carteirinha' aqui do POEIRA NA VEIA.
Além disso, o Ike foi um
dos primeiros a confirmar presença na nossa viagem ao Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS), no próximo dia 30. Todas as informações estão aqui.
Ele teve a oportunidade de ver
alguns carros do Paulo Trevisan em São Paulo, em 2007, no "Clássicos de Competição".

Paulo Trevisan e o Ike Nodari, ao lado do Fórmula Júnior DKW, que foi construído pelo gênio Tony Bianco e pilotado por Francisco "Chico" Landi.

Quero ver se alguém adivinha quem é esta fera ao lado do Ike. Foi um dos grandes nomes do Automobilismo Brasileiro e já falei dele várias vezes aqui no blog, sendo que a última delas foi poucos dias atrás.
Ao fundo Wilsinho Fittipaldi (na esquerda, de camisa branca) e Antonio Otávio Ferreirinha de Oliveira, ou simplesmente "Ferreirinha", outro gênio na preparação de carros de corrida (na direita, de camiseta verde).


Fotos: Acervo pessoal Carlos Henrique Nodari

Regional de Gaiolas

O grande amigo e camarada Fernando Assis manda cartaz da 7ª etapa do Regional de Gaiolas, que será disputada neste final de semana, dias 24 e 24, em Lacerdópolis.
Galera do Meio Oeste e Oeste, prestigiem!


Imagem: Divulgação Fernando Assis - GPRacing