terça-feira, 18 de maio de 2010

Aniversariante do Dia

Hoje tem festa em Passo Fundo, e quem paga o costelão e a cerveja é Gilmar Carlassara, o "Mano", piloto do Opala 66.
Parabéns, saúde e muitas felicidades!


Gilmar Carlassara...

... e o Opala 66 em Chapecó.

Fotos: Ingo Hofmann

Programa "Competição" 14/05/10

Abaixo o programa "Competição" exibido pela TVCOM no último dia 14/05, com destaque para Arena Cross em Indaiatuba, Supercross em Curitibanos e Brasileiro de Endurance.

Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aniversariante do Dia

Hoje tem festa em 'Sampa', e quem paga o chopp e a picanha é o Rui Amaral Lemos Júnior, um dos grandes nomes da antiga Divisão 3, quando competia com um Fusca pra lá de canhão.
Li muitas matérias sobre o Rui e o Orlando Belmonte Júnior quando eu era criança, e hoje em dia tenho o prazer de recebê-los com grande frequência aqui no blog.
Parabéns Rui, sucesso, saúde e muitas felicidades!


Rui...

... e o Fusca 8 usado na Divisão 3.

Fotos: Orlando Belmonte Júnior - Blog Divisão 3

Programa "Velocidade" 15/05/10

Abaixo o programa "Velocidade" que foi ao ar no último sábado e que teve como convidado o piloto Leandro Gomez, da Marcas "N".

Parte 1:


Parte 2:


Parte 3:

Inesquecível!

O título da postagem define o final de semana. Depois de 10 anos, 1 mês e 6 dias voltei a sentar dentro de um carro de corrida na terra.
A noite de sexta pra sábado foi um terror. Acordei cansado, numa agonia sem fim e às 7:03 estava estacionando o carro dentro dos boxes.
Fui para o primeiro treino com um pouco de receio, pois não conhecia muito bem a pista, tampouco o carro.
Após algumas voltas, já comecei a me sentir mais a vontade e com bastante confiança no carro.
Não fiz muitas bobagens, apenas alguns sustos e consegui sair ileso dos 2 treinos livres e da tomada de tempos, que pra mim foi um pouco mentirosa, pois meu segundo lugar no grid não era verdadeiro, uma vez que o Alan Schwartz estourou o motor do seu carro e o Sidney Andrade não treinou sábado.
Chegou o domingo, e depois do warm up fui um pouco temeroso para a primeira bateria, pois a pista estava lisa demais e nas poucas vezes que tentei 'lançar' o carro nas curvas não deu muito certo, passando novamente por alguns sustos.
Lembrei do conselho do Dado Andrade: "Devagar com a louça". Foi o que fiz, peguei leve e tratei de cuidar da lata e do motor.
Na largada patinei um pouco e quase fui ultrapassado pelo Jonas, mas deu tudo certo. No final do descidão o Sidney Andrade, que havia largado em último, já estava ao meu lado. Errei o ponto da freada e levei um 'passadão' por fora do Ney. Sendo ele, foi um prazer.
No final da primeira volta o Alan Schwartz já estava colado em mim, e assim que deu abri e dei lado pra ele.
Vale um parêntesis aqui: O Ney e o Alan andaram em média 6 ou 7 segundos por volta mais rápido que eu, e não teria sentido algum eu querer defender posições. Sem dúvida alguma eles são os principais candidatos ao título na Turismo Clássico "A" esse ano.
Nesta altura já tinha conseguido abrir uma distância razoável e segura do Jonas Waselowski e o Sandro Machado, que vinham atrás de mim, e minhas tentativas de buscar o Sido Tiedt, que ocupava o terceiro lugar, eram inúteis.
Me acomodei e fiz uma corridinha 'feijão com arroz', até que perto do final o Sido ressurgiu na minha frente. Tentei buscá-lo, pois ou ele estava com problemas ou havia errado.
Nessa tentativa de busca errei a freada no final da reta oposta e rodei, quase indo comer churrasco com a galera.
De minha parte só posso agradecer aos amigos que me ajudaram com a brincadeira do "AMIGOSTROCÍNIO" (que continua valendo), agradecer ao Charles Wulf que deu o primeiro 'trato' no carro e ao Marquinhos Pauli e toda a equipe da MP COMPETIÇÕES (Joseane, Sidnei e Cristian, além do Marcos Pellense) que me deram uma força tremenda neste final de semana e um carro espetacular de guiar, muito bom mesmo. Sobrou carro e faltou piloto!

Obrigado à todos os amigos que estiveram lá e prestigiaram o surgimento da TURISMO CLÁSSICO CATARINENSE!

O grid da 1ª bateria...

... a chegada nos boxes, com a cara inchada de lágrimas...

... e o grid da 2ª, quando o 'véio fiadapú' resolveu trabalhar e mandar água, melando a bateria. 
A família dando a maior força...

... e os meus pequenos Gabriel e João Henrique entregando o troféu. Não poderia ter sido melhor!

A largada da 1ª bateria...



... e a 1ª volta.
O resultado final da corrida está aqui.
Ah sim, faltou dizer: o pega entre o "Ney" e o Alan pela liderança fez o público vibrar no Autódromo Max Mohr.


Fotos: Acervo pessoal Francis Henrique Trennepohl

sábado, 15 de maio de 2010

Muito melhor que o esperado!!!

Não poderia esperar nada melhor do que tudo que aconteceu hoje. O carro é excelente, o trabalho de toda a equipe MP Competições (comandada pelo Marquinhos) foi perfeito e consegui passar quase que totalmente "ileso" pelos 2 treinos livres e pela tomada de tempos.
Alguns tópicos sobre o dia de hoje:
- Estou extremamente feliz por poder voltar e ter a minha família junto comigo. A força que eles me dão é fundamental;
- O carro é um doce, super na mão o tempo todo, bom demais mesmo. Se colocar um piloto de verdade ali dentro vem um 'temporal' no cronômetro;
- Apesar da felicidade, há um grande desapontamento com os 'furões' ausentes na etapa, pilotos que se comprometeram em participar e não apareceram.
Alguns avisaram que não poderiam correr por diversos motivos, mas outros disseram que viriam e nada...
- Tô deitado na cama do hotel, respondendo 1 milhão de perguntas do pequeno João Henrique sobre o "Boyaze" de corrida do papai, com os braços totalmente moles e com uma dor descomunal pelo corpo, mas com um sorriso na cara que vai até a nuca;
- Consegui melhorar meu tempo do primeiro treino livre para a tomada. Largarei em segundo, mas nunca é demais lembrar que o Alan Schwartz largará em último e é o maior favorito à vitória. A pole ficou com o Sido Tiedt (Gol 57), de Pomerode;
- No segundo treino livre o Alan estourou o motor de seu carro e o óleo ficou na pista. Passei por cima do óleo e "comprei um lote" fora da pista, mas nem chegou a desalinhar o carro;
- Na tomada tentei buscar um pouco mais o limite do carro e o meu. Passei por 3 sustos grandes e quase chamei Jesus de Genésio;
- Tomara que amanhã seja igual a hoje. Não quero nada melhor, basta ser igual...
- Feliz, realizado, com a alma leve e lavada e extremamente agradecido aos amigos que me ajudaram no "AMIGOSTROCÍNIO". O carro parece mais um jornal de classificados, mas não vejo problemas nisso, muito pelo contrário.
OBRIGADO AOS MEUS AMIGOS!!!

Abaixo fotos do carro na pista hoje. A galeria completa está aqui.




Fotos: Jimmi Torres - Barulho de Motor

sexta-feira, 14 de maio de 2010

"GOLeada" (30)

O joaçabense Michel Giusti iniciou no Catarinense de Terra com um Voyage, mas o carro durou apenas uma prova, e depois foi substituído por um Gol 'quadrado'.
Michel foi Campeão da Marcas N em 2001, Campeão da Marcas B em 2002 e Campeão da Marcas A em 2003 e 2005, além de ter sido Vice Campeão da Marcas A em 2004 e 4º em 2006.

Michel no "Cavalo de Aço" em Joaçaba.

Foto: Acervo pessoal Michel Giusti

Classificados

Vende-se Gol "Bola"
- Motor com pistões e bielas forjadas + cabeçote preparado
- Caixa de câmbio com relações para a COPA PINHAIS
- Banco Lico Hurricane
- Cinto Lico
- Volante Lico
- Amortecedores Boettger
- Molas Eibach
- Painel todo Auto Meter
- Injeção Dicontrol
Valor R$ 25.000,00
Obs: se houver alguma dúvida dos equipamentos que envolvem o carro citado , no ato da compra será feito um treino em Pinhais para que não haja nenhuma dúvida sobre o carro.

Contato: Levi Bini Júnior - trofeudecristal@trofeudecristal.com.br

Foto: Jimmi Torres - Barulho de Motor

Bird no Jô

Sensacional a entrevista de Bird Clemente ao Jô Soares.
O Bird é um dos maiores nomes do Automobilismo Brasileiro e tem histórias fantásticas pra contar. Algumas delas foram contadas neste programa.
Vale a pena assistir!

Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:


Parte 4:

Até logo...

Depois de muita ansiedade, chegou o dia. As horas estão demorando mais pra passar, o coração já bate na garganta e o sono tirou férias.
Depois de muita correria a semana inteira, hoje é o "dia D" para pegar a estrada e amanhã matar as saudades do acelerador e da poeira entrando pela pele.
Não esperem nenhum resultado extraordinário, não tenho nenhum compromisso com isso, nunca quis ter e não será dessa vez que terei.

Quero curtir cada segundo, sentir os cheiros, os sons, a adrenalina gelando a espinha e o berro do motor testando os tímpanos.
A última vez que senti isso na terra foi dia 9 de Abril de 2000, em Chapecó, pela Marcas A, com o Gol emprestado do George Finardi.

Dessa vez será diferente, pois terei no muro a "torcida" que eu sempre quis ter: meus filhos.
Eles não precisam saber que o pai deles não é nenhum Ayrton Senna da vida (muito pelo contrário, é um roda-presa como outros que tem por aí), basta que eles estejam lá e compartilhem da minha alegria.
Pelo Automobilismo eles passam muitos finais de semana "sem pai", fora tantas outras vezes que tenho que me ausentar também durante a semana pra alguma outra coisa que envolva a poeira, a velocidade e os carros.
Já sacrifiquei muitas horas de lazer deles, incluindo a 'dona patroa', por causa das corridas.
Pra minha sorte, não fui 'tocado' de casa (pelo menos até agora), então o valor deles todos estarem comigo neste final de semana é gigantesco e impagável.
Estarei transbordando de alegria, dentro e fora da pista!




PS: Não esqueçam de acompanhar a cobertura pelo fotolog Barulho de Motor, do Ingo Hofmann, do site Barulho de Motor, do Jimmi Torres, e pelo site da FAUESC, que traz os tempos dos treinos e baterias (basta clicar aqui pra ir direto lá).
O blog volta na segunda ou em alguma edição extraordinária.
Quem puder, vá até Ascurra, e se conseguir, dê um pulinho nos boxes também.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Turismo Clássico Catarinense na pista!

Enfim chegou o tão esperado momento. Será neste final de semana a estreia da TURISMO CLÁSSICO nas pistas de terra de Santa Catarina.
Convido a todos que puderem ir que prestigiem a nova categoria. A etapa inaugural será no Autódromo Max Mohr, em Ascurra.
Abaixo a programação da prova e o cartaz da etapa.
SÁBADO (15/05) TREINOS LIVRES/CRONOMETRADOS
10:00 às 10:15 M.F.T. A e B
10:25 às 10:40 Marcas N (1600 LIGHT)
10:50 às 11:05 TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
11:15 às 11:30 Marcas B (1.600cc Super) e Gaiolas
11:40 às 11:55 Stock-Car
13:00 às 13:15 M.F.T. A e B
13:25 às 13:40 Marcas N (1600 Light)
13:50 às 14:05 TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
14:15 às 14:30 Marcas B (1.600cc Super) Gaiolas
14:40 às 14:55 Stock-Car
BRIEFING
15:30 às 15:45 Treino Classificatório Marcas M.F.T. A e B
15:55 às 16:10 Treino Classificatório Marcas N (1600 Light)
16:20 às 16:35 Treino Classificatório TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
16:45 às 17:00 Treino Classificatório Marcas B (1600 Super) Gaiolas
17:10 às 17:25 Treino Classificatório Stock-Car

DOMINGO (16/05)
09:00 às 09:10 Aquecimento M.F.T. A e B
09:20 às 09:30 Aquecimento Marcas –N –(1600 Light)
09:40 às 09:50 Aquecimento TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
10:00 às 10:10 Aquecimento Marcas B (1600 Super) Gaiolas
10:20 às 10:30 Aquecimento Stock-Car
11:00 Largada 1ª. Bat. M.F.T. A e B 12 Min. + 1 volta
11:30 Largada 1ª.Bat. Marcas –N- (1600 Light) 15 Min. + 1 volta
12:00 Largada 1ª. Bat. TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
12:30 Largada 1ª.Bat. Marcas B (1600 Super)Gaiolas 15 Min. + 1 volta
13:00 Largada 1ª.Bat. Stock-Car 15 Min. + 1 volta
14:00 Largada 2ª. Bat. M.F.T. A e B 12 Min. + 1 volta
14:30 Largada 2ª.Bat. Marcas –N- 1600 Light 15 Min.+ 1 Volta
15:00 Largada 2ª.Bat. TURISMO CLÁSSICO "A" e "B"
15:30 Largada 2ª.Bat. Marcas –B- 1600 Light 15 Min. + 1 volta
16:00 Largada 2ª. Bat. Stock-Car 15 Min. + 1 Volta
16:30 PODIO
Imagem: Divulgação Levi Bini Júnior

"GOLeada" (29)

A série "GOLeada" hoje mostra um dos maiores incentivadores do Automobilismo Catarinense: Max Hermann Mohr, ou simplesmente Max Mohr.
O Max correu na terra de Fusca, Passat e Gol, conquistando o título de Vice Campeão da 1.600cc em 1988 e 1989 e Campeão da Marcas B em 2001.

Neste final de semana as emoções da Copa Santa Catarina de Automobilismo serão na pista que leva seu nome, o "Autódromo Max Mohr", em Ascurra.
Max Mohr e seu filho, o também piloto Cristian Mohr, em 1994.

Foto: Revista Pista Livre (Março de 1994)

O Som da Poeira

Hoje o som da poeira é um pedido do Claudino, que quer ver e ouvir Phil Collins, com "Easy Lover". Aí está...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

"GOLeada" (28)

O paranaense Angelo Plantes iniciou com um Fusca na terra, mas logo em seguida foi para o Gol, onde venceu corridas e conquistou títulos, sendo um dos grandes nomes do Automobilismo Paranaense.
Angelo Plantes com o Gol 79 da Enka.

Imagem: Jornal Auto Pista (Dezembro de 1987) - Acervo pessoal Sidney Andrade

Engraçadinho ele...

Recebo mais um email daquele "véio" picareta que não cumpre acordos. Diz ele: "Este final de semana vocês estão liberados. Espero que tenham aprendido o valor das suas mães e nunca mais façam aquilo.
Quanto à você, estou furioso com seus xingamentos. Um dia conversaremos cara a cara.
Avise para essa turma da poeira que neste final de semana está tudo liberado, só não esqueçam de levar um casaco.
Eu vou pra praia e quero sol.
Não faça besteira na pista, pois não terei dó na hora de dar gargalhadas".
Acho que ele dormiu com o Bozo pra ser tão engraçadinho hoje...

Meu direito de resposta:
1 - Vá pra ponte que partiu com sua raivinha. Vou te xingar sempre que não cumprir sua palavra;
2 - Espero que ainda demore muito tempo pra ver sua cara;
3 - Não farei besteira alguma. No máximo (ou no mínimo, sei lá!), 'barbeiragens'...
E com o frio que faz por aqui, a praia dele deve ser no Caribe!

Mais um Omega em Joaçaba

Um passarinho de peito azulado informa que na etapa de Joaçaba no mês que vem haverá a estreia de um "novo" piloto na Omega, com um carro bastante famoso nas pistas de terra.
O Omega em questão é um "tordilho negro" - que andará com o "21" estampado na lateral -, e o piloto é oriundo da Marcas, onde já frequentou muitas vezes o pódio e conquistou títulos.

Tomara que a moda pegue. Acho muito legal a turma ir pra Omega ou pra Opala depois de alguns anos andando de Gol.

Programa "Competição" 07/05/10

Abaixo o programa "Competição" exibido pela TVCOM no último dia 07/05, com destaque para 2ª Etapa da Copa Pinhais, Brasileiro de Rali em Erechim e o novo Kartódromo em Floripa.

Parte 1:



Parte 2:


Parte 3:

terça-feira, 11 de maio de 2010

Estreia da TURISMO CLÁSSICO CATARINENSE neste final de semana!

É neste final de semana a estreia da TURISMO CLÁSSICO CATARINENSE na Copa Santa Catarina, no Autódromo Max Mohr, em Ascurra.
Quero ver todo mundo lá!

E a turma que vai andar, por favor mandem fotos dos seus carros. O povo anda curioso demais!!!

Imagem: Divulgação Levi Bini Júnior

De pai pra filho, duas vezes!

Já falei algumas vezes aqui no blog do Cláudio Erbano, piloto que correu na terra e no asfalto nos anos 80.
Pois bem, como "filho de peixe, peixinho é", o Humberto Erbano seguiu os passos do pai e acelera atualmente no Paranaense de Terra o Gol da imagem abaixo.


Não bastasse isso, quem prepara o carro do Humberto é o Ari Ebbers, que é filho do Affonso Ebbers, que na época era preparador do Cláudio.
A matéria que o Angelo Gomes produziu sobre o assunto está aqui.
Que baita coincidência...


Foto: Angelo Gomes - Ponta Racing

Programa "Velocidade" 08/05/10

Abaixo o programa "Velocidade" que foi ao ar no último sábado e que teve como convidados Eduardo Scheer, piloto da N4, e Bernardo Koller, piloto da Super N.

Parte 1:


Parte 2:


Parte 3: